O Corta-Mato Cidade de Amora chega este ano à 27.ª edição e corre-se no dia 6 de novembro, domingo, a partir das 9.15 horas, no Parque do Serrado, em Amora.

A prova é aberta a atletas de ambos os sexos, federados e populares, em representação de clubes, escolas, coletividades, grupos informais ou a título individual.

Um encontro de atletismo de elevado nível competitivo e de grande participação, é uma das mais prestigiadas provas desportivas que acontece no concelho e que tem trazido alguns nomes emblemáticos do atletismo nacional e internacional. Sem interrupção há 27 anos, integra desde o início o Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal, enquadrando-se nos princípios orientadores no Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo do Concelho do Seixal.

O corta-mato tem sido ainda eleito pela comissão técnica da Federação Portuguesa de Atletismo para observar ou selecionar os atletas que representarão o nosso pais nas provas europeias da modalidade. Nesta edição, será prova de seleção do escalão de juniores para o campeonato europeu, agendado para dia 11 de dezembro, na cidade de Chia, na ilha de Sardenha, em Itália.

O Corta-Mato Cidade de Amora é organizado pela Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora, em parceria com o movimento associativo, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Setúbal. Apoiam ainda a prova o stande Autokuatrus, o hipermercado E.Leclerc, a Loja Desportiva da Encarnação e o Hotel Evidência Belverde.
Atletas em destaque confirmados
Nelson Cruz | Clube Pedro Pessoa – atual campeão nacional de corta mato;
Hélio Gomes | Sporting Clube Portugal – atleta olímpico;
Lília Martins | Sporting Clube Portugal – atual campeã nacional de corta-mato em juniores;
Francisca Borges | Sporting Clube Portugal – atual vice-campeã nacional de corta-mato em juniores.

 

Objetivos
· Promover a prática massiva do desporto, através da corrida ao ar livre e em plena natureza;
· Popularizar a prática da corrida lenta e prolongada como processo de prática desportiva acessível a toda a população nas suas formas competitivas, festivas ou de convívio;
· Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através da manutenção da saúde, pela luta contra o stresse e as doenças decorrentes do sedentarismo da vida moderna;
· Divulgar o concelho, o seu desporto, a sua história, a sua cultura, a sua gastronomia e o seu valor paisagístico;
· Afirmar o Seixal à escala nacional, demonstrando a sua oferta ao nível de equipamentos desportivos e capacidade de realização e inovação.

Partilhe esta notícia