De 28 de maio a 5 de junho, em Almada vive-se a Semana Verde, com muitas iniciativas que promovem estilos de vida sustentáveis e amigos do ambiente: a Festa Verde, mercados, ateliês, o Fórum 21 da Criança e a primeira edição da Cicloficina de Almada.

Festa Verde

Dia 28 de maio, quinta-feira, durante a manhã a Praça São João Baptista, bem no centro de Almada, volta a ser palco da Festa Verde 2015.

A partir das 9h30 há troca e venda dos produtos que os alunos plantaram e colheram nas hortas e jardins pedagógicos.

Uma iniciativa que envolve milhares de crianças das escolas, jardins-de-infância e instituições particulares de solidariedade social, bem como associações de pais e encarregados de educação.

Durante a manhã há também concursos, desfiles, jogos e oficinas.

Dia Aberto no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

No dia 30 de maio, sábado, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, na Costa da Caparica, vai estar de portas abertas.

Há ateliês de construção de casas-ninhos em madeira, um workshop sobre plantas aromáticas que podem ser cultivadas em casa e uma saída de campo para observação de aves no Jardim Urbano da Costa da Caparica.

Há ainda projeção de filmes sobre o património natural de Almada e sessões do Aquário Virtual (que proporciona uma viagem pela frente atlântica de Almada).

Mercado da Horta e Mercado Biológico de Almada

Durante a Semana Verde vai ser também possível comprar produtos biológicos ou de produção local.

Dia 30 de maio, sábado, realiza-se, na Costa da Caparica, o Mercado da Horta e no dia 3 de junho, na Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, o Mercado Biológico de Almada.

Fórum 21 da Criança

No dia 3 de junho, realiza-se, no Teatro Municipal Joaquim Benite, mais uma edição do Parlamento dos Pequenos Deputados.

Neste Fórum 21 da Criança, alunos de escolas almadenses apresentam aos autarcas do concelho as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta.

As melhores ideias são integradas, sempre que possível, no Plano de Atividades da Câmara Municipal de Almada.

Cicloficina de Almada

A fechar a Semana Verde 2015, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, acontece, entre as 19h e as 22h, junto ao Mercado Municipal de Almada, a primeira Cicloficina de Almada, ponto de encontro entre os utilizadores de bicicletas, onde vai ser possível aprender a fazer as principais reparações.

A Cicloficina vai realizar-se todas as últimas quintas-feiras de cada mês, entre as 19h e as 22h.

Partilhe esta notícia