No dia 15 de abril, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), recebe os cantores Nuno Guerreiro e Maria João Grancha, a fadista Joana Melo e a atriz Rita Frazão, que vão dar a conhecer a sua experiência profissional no uso da voz e quais os cuidados e treinos vocais que realizam, na 2ª edição das “Jornadas da Voz da ESS/IPS”. Esta iniciativa, que tem lugar pelas 10h00 na ESS/IPS, encerra uma semana dedicada às comemorações do Dia Mundial da Voz (celebrado a 16 de abril).

 

As jornadas contam também com a presença da Dr.ª Maria Clara Capucho, otorrinolaringologista, que abordará a perspetiva clínica da voz artística, e da Prof.ª Doutora Ana Mendes, docente do IPS, e das investigadoras Soraia Ibrahim e Inês Vaz que vão falar sobre o estudo, apresentando recentemente, que revela que a voz dos fadistas tem características próprias. Ainda no decorrer das jornadas, as estudantes de Terapia da Fala, Sílvia Jorge, Rita Oliveira e Joana Sousa e os docentes da ESS/IPS, Prof. Doutor João Ferreira e Prof.ª Doutora Sónia Lima vão revelar alguns resultados dos rastreios vocais realizados no âmbito de outras edições da Semana da Voz.

 

Durante esta semana, a Clínica da Fala e o Ginásio da Voz da ESS/IPS promoveram também rastreios de voz e ações de sensibilização e de exercício da voz, junto da comunidade académica do IPS, com o objetivo de incentivar a prevenção e divulgação da saúde vocal. Os participantes tiveram a oportunidade de identificar fatores de risco na saúde vocal e de aprender alguns exercícios de aquecimento e arrefecimento da voz.

 

A ESS/IPS interveio igualmente junto da comunidade local com a realização de workshops, palestras e atuações artísticas de voz falada e cantada, integrados nas atividades de Projetos Comunitários, dinamizados por estudantes finalistas da Licenciatura em Terapia da Fala da Escola. Neste âmbito, o Projeto Vaipess realizou o evento “A Arte da Voz: da representação à música” para estudantes e professores do 7º ano da Escola Secundária D. João II; o Projeto Comunitário de Voz Profissional dinamizou o workshop “Quando a voz é o nosso instrumento de trabalho”, para profissionais de atendimento da Câmara Municipal de Setúbal e na Escola Secundária de Alcochete, o Projeto Comunic’arte conjuntamente com elementos do coro da Escola, organizou a ação de sensibilização “EducaVoz”.

Partilhe esta notícia