A passagem superior pedonal e ciclável sobre o IC20, que liga o Parque da Paz (60 hectares) ao Parque Urbano do Pragal (8 hectares), é inaugurada no próximo dia 2 de abril, sábado, a partir das 16h.

 

Esta ligação vai permitir que peões e ciclistas possam circular em segurança entre os dois parques.

 

A cerimónia vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, e decorrerá na entrada norte, na Rua Álvaro Guerra, junto à rotunda entre as ruas Salgueiro Maia e José Alarcão, na Cova da Piedade.

 

O investimento da Câmara Municipal de Almada ascendeu a 765 mil euros.

 

Ligação 68 hectares de espaços verdes 

O Parque da Paz oferece extensos relvados, zonas de mata densa, lugares mais intimistas e um espelho de água com 20 mil m2. A biodiversidade é igualmente surpreendente: há cerca de 115 espécies de árvores arbustos e herbáceas, mais de 60 espécies de aves, para além outros grupos de animais tais como anfíbios, répteis, mamíferos, peixes e invertebrados.

 

Através da passagem pedonal o Parque da Paz está agora ligado ao Parque Urbano do Pragal, que já começa a ganhar forma e uso. Quando for concluído terá mais de mil árvores, caminhos com aroma a rosmaninho, medronheiro, estevinha, um parque de recreio infantil, equipamentos desportivos informais e um espaço para a população sénior.

 

Informação técnica

– Passagem pedonal e ciclável implantada sobre o IC20, a nascente do nó rodoviário da IC20/A2.

– Extensão total do tabuleiro: 72,60 m (dois vãos de 36,30 m)

– Largura: 3,50 m

– Estrutura: aço e betão armado

Partilhe esta notícia