A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a adesão ao Compact of Mayors, iniciativa da Organização das Nações Unidas que une os municípios de todo o mundo em torno da problemática das alterações climáticas.

Esta plataforma, de abrangência mais ampla do que o Pacto de Autarcas (Convenant of Mayors), de caráter europeu, pretende promover a partilha de informações relativamente às medidas que cada município desenvolve, ou tenciona implementar, no âmbito das alterações climáticas, monitorizando os resultados e os impactes das medidas a nível global.

A adesão ao Compact of Mayors, refere a deliberação, implica “incrementar a monitorização das emissões nas áreas dos resíduos e transportes mediante a utilização da metodologia do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change, já implementada pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida”. 

Posteriormente, o Município de Setúbal tem de ser registado na plataforma Climate Registry ou no CDP – Carbon Disclosure Project para registo e monitorização de tais emissões.

A presente proposta vai ser submetida a deliberação da Assembleia Municipal de Setúbal.

 

Partilhe esta notícia