Uma recriação da receita de choco frito foi confecionada ontem à tarde, na Praça de Bocage, em Setúbal, por Alexandre Silva, vencedor do concurso televisivo “Top Chef”.

Choco frito com batata vitelotte, de cor roxa foi a proposta apresentada na promoção da iniciativa “Adoramos a nossa gastronomia”, concurso de âmbito nacional que pretende destacar os pratos típicos confecionados pelos melhores restaurantes de 14 regiões portuguesas em competição.

No interior de uma carrinha Volkswagen “pão-de-forma” da Coca-Cola, marca promotora do evento, o chef demonstrou, passo a passo, as diferentes etapas da receita e a importância de cada alimento na confeção do prato. Durante a sessão, o público teve oportunidade de tirar alguns apontamentos.

Conhecido por praticar uma cozinha criativa, de matriz mediterrânica, Alexandre Silva, natural da Abrigada, Alenquer, é formado em Cozinha/Pastelaria e Gestão de F&B pela Escola de Hotelaria e Turismo de Gastronomia de Lisboa e Gastronomia Molecular pelo Instituto Superior de Agronomia.

O concurso “Adoramos a nossa gastronomia”, no qual a região compete com um total de 69 restaurantes, dos quais 57 estão localizados no concelho, realiza-se em Setúbal entre 25 de maio e 14 de junho, com os clientes e o chef Alexandre Silva a elegerem, através de votação, o melhor restaurante a confecionar o prato de choco frito.

Além de embaixador do evento, Alexandre Silva, sócio-gerente do “Alexandre Silva no Mercado”, localizado no Mercado da Ribeira, vai ajudar a selecionar os melhores restaurantes que estarão presentes no evento final do concurso, a realizar no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, nos dias 2 e 3 de outubro.

A iniciativa, promovida pela Coca-Cola, no âmbito do projeto “Histórias Felizes para Comer”, conta com os apoios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e, localmente, da Câmara Municipal.

Partilhe esta notícia