Kilimanjaro vai estar no Palco da Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II entre 18 e 28 de Junho. O espetáculo, com encenação de Rodrigo Francisco, parte de vários contos de Ernest Hemingway e conta com Pedro Lima e Rita Loureiro nos principais papéis. Kilimanjaro é uma coprodução entre a Companhia de Teatro de Almada e o Teatro Nacional D. Maria II.

Tudo começa com um prenúncio de morte: devido a um acidente e a uma série de contratempos, Harry, um alter-ego de Hemingway, passa a sua vida em revista enquanto aguarda o avião que nunca chegará. A seu lado, Helen, uma mulher rica, sustenta a vida que permite a Harry esquecer-se de que não está a escrever. Sucedem-se recordações de infância, de guerra, de amizade e camaradagem e histórias de mulheres, entre cartas enviadas dos vários continentes (baseadas na correspondência de Hemingway, ainda inédita em Portugal). Em Kilimanjaro, Rodrigo Francisco parte de vários contos de Ernest Hemingway para criar uma dramaturgia que evoca a História da primeira metade do século XX e que é, igualmente, um retrato do artista dividido entre a vida que levou e aquela que poderia ter sido sua dedicação absoluta à arte.

As neves do Kilimanjaro é um dos contos nos quais Hemingway menos se esconde por detrás de um dos muitos alter-egos (neste caso, Harry) que criou ao longo da sua carreira. Quando escreve este texto, o autor é já uma vedeta literária internacional e está casado com a sua segunda mulher, Pauline Pfeiffer. Enquanto sente a morte aproximando-se  – personificada numa hiena “de hálito fedorento” – Harry passa a vida em revista, lamentando nunca ter chegado a escrever aquilo que deixara para mais tarde, e confrontando-se com o facto de ser o único culpado por ter cedido a uma vida indolente e de conforto material, em detrimento do seu talento literário, que não soube aproveitar.

O elenco de Kilimanjaro conta com Ana Cris, Duarte Guimarães, Elias Nazaré, João Farraia, João Tempera, Luís Vicente, Pedro Lima, Pedro Walter e Rita Loureiro e a participação especial de José Evaristo.

 

TNDMII | PALCO DA SALA GARRETT | M/14

18 a 28 JUN | QUA às 19h00 | QUI a SÁB às 21h00 | DOM às 16h00

RESERVAS: 800 213 250

COMPRAR: http://tndm.bol.pt/

Partilhe esta notícia