DEPUTADOS SOCIALISTAS SAUDAM A EDIFICAÇÃO DA 5ª ESQUADRA DA PSP, NO BARREIRO VELHO, CONCRETIZADA PELO GOVERNO DE ANTÓNIO COSTA.

 

No início do presente mês, foi publicada em Diário da República, a Portaria 203/2017, que autoriza a Secretaria-Geral da Administração Interna a assumir os encargos relativos à adequação do imóvel, adquirido no mandato de Emídio Xavier (PS), vulgarmente designado como “Café Barreiro”, sito na Rua Joaquim António de Aguiar, no Barreiro, convencionado velho, com o propósito de neste espaço emblemático instalar a 5ª Esquadra da PSP.

 

Por esta ocasião, os Secretários de Estado do Orçamento, João Leão, e a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, concretizaram definitivamente em letra de Lei uma vontade antiga, e justa, dos barreirenses, com especial incidência na segurança e reabilitação do casco histórico desta cidade.

 

Os deputados socialistas saúdam esta decisão salientando a diferença entre o dizer e o fazer. Por esta ocasião, os parlamentares recordaram que “num registo eleitoralista”, a pouco meses do final do final do mandato do anterior governo de Passos e Portas, foi celebrado um documento de intenções que prometia pouco mais de 300.000€ para a concretização desta importante edificação. Segundo fonte socialistas, a esta intenção nunca correspondeu a inscrição de qualquer cabimentação, na Lei Geral do Orçamento de Estado, facto revelador de que “o impulso de publicitar foi sempre superior à vontade de edificar”.

 

Volvidos dois duríssimos anos de trabalho técnicos e negociais, elaborados em cooperação entre Governo, PSP, CMB e demais autoridades e instituições, foi possível concluir que as condições inicialmente definidas eram enganadoras e não permitiram a edificação desta indispensável infraestrutura.

 

Com efeito, num investimento global final de 715.000€, mais do dobro do panfletariamente previsto, o Governo de António Costa, os deputados de Setúbal, as autarquias locais e demais instituições, lograram encontrar uma solução definitiva que consubstanciará o desejo que alguns anunciaram e outros cumpriram com compromisso de programação, execução e pagamento.

 

A deputada Eurídice Pereira, coordenadora regional dos parlamentares socialistas eleitos pelo círculo de Setúbal e ex-Governadora Civil, salientou que esta é uma boa notícia para o distrito e mais uma prova de que na égide socialista palavra dada é palavra honrada. “Os homens e mulheres que, todos os dias, com dedicação asseguram a proteção das populações merecem o nosso respeito, investimento e empenho. Todos os dias trabalhamos no reforço das condições que permitam o cumprimento das suas funções”, finalizou.

 

André Pinotes Batista, deputado e líder dos socialistas locais, enalteceu o esforço de todos quantos trabalharam, de forma séria, nesta solução. “A promessa é fácil, porém a concretização requer mais seriedade e trabalho. Os moradores, comerciantes locais e proprietários merecem este investimento. A perceção de segurança no Barreiro antigo constituiu sempre uma prioridade para os governantes socialistas. A concretização deste enorme investimento vale, para todos nós, mais que mil palavras”, disse.

 

“Este foi um longo processo. Aprendemos com o primeiro-ministro a não discutir paternidades, mas a assegurar soluções”, reiterou.

 

Questionados sobre o facto das eleições autárquicas se realizarem a 1 de outubro de 2017, os parlamentares socialistas afirmaram que: “Não nos movemos por interesses meramente partidários, acima de tudo saudamos o concelho, e o Barreiro Velho em particular, por uma conquista que é de todos os barreirenses”.

Partilhe esta notícia