Várias iniciativas em todo o distrito de Setúbal comemoram nos próximos dias o Dia Mundial da Música, celebrado a 1 de outubro, desde espetáculos de orquestra a cortejos musicais e concertos.

Na Moita, as Damas de S. Carlos sobem ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, na sexta-feira, pelas 21h30.

O espetáculo tem entrada gratuita, mediante reserva antecipada de bilhetes. De acordo com a organização, a orquestra de cordas camerística irá interpretar a mais famosa obra de Vivaldi, expoente máximo do Barroco Musical.

No Montijo, alunos e professores do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) em parceria com a autarquia, pelo terceiro ano consecutivo, vão desenvolver no próximo sábado, 4 de outubro, diversas iniciativas em vários pontos na cidade, desde espetáculos de orquestra a cortejos musicais e uma aula de Urban Dance ao ar livre.

A partir das 10h da manhã, desde a zona ribeirinha, passando pelo Centro Histórico, professores e alunos, vão espalhar notas musicais pela cidade, até ao Cinema Teatro Joaquim D’Almeida.

Às 10h, a Orquestra e o Coro do CRAM vão atuar no coreto na Praça da República. Durante a manhã terão ainda lugar, ainda, ensaios abertos do Conservatório junto à Galeria Municipal.

O evento culminará com um cortejo musical pela Rua Almirante Cândido dos Reis até ao largo do Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, que estará de portas abertas para quem o quiser visitar, terminando com uma aula de “Urban Dance” ao ar livre.

O Grupo TRANSTEJO também não quis perder a oportunidade de associar-se ao Dia Mundial da Música, e deste modo levar cultura, na próxima quarta-feira, 1 de outubro, aos milhares de pessoas que, diariamente, escolhem o transporte público fluvial como solução natural para chegar à outra margem.

Na ligação do Montijo, alunos e professores do Conservatório Regional de Artes do Montijo, irão atuar no Terminal entre as 17h e as 18h e nas viagens com destino ao Montijo das 17h30 e das 18h00 (partidas do Terreiro do Paço).

Pelas 18h00, o Grupo Coral “Os Amigos do Barreiro” fará ecoar os cantos e as modas do Alentejo no Terminal do Cais do Sodré, numa altura em que o Cante Alentejano é candidato a Património Imaterial da Humanidade.

O Dia Mundial da Música, oficializado pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, celebra-se desde 1975, tendo sido uma iniciativa do violinista Yehudi Menuhin, na época presidente daquele conselho.

Partilhe esta notícia