Continuam abertas as inscrições para a Forum Barreiro Run 2015, agendada para sábado, 30 de maio, a partir das 18h00. Nesta altura, em período de “última hora” (corrida: 12 euros; caminhada: 8 euros), as inscrições poderão ser efetuadas, já, apenas, em mão, no balcão de informações do centro comercial Forum Barreiro, no Posto de Turismo do Barreiro, ou no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC). Trata-se de um evento com cariz solidário uma vez que dez por cento da receita reverterá para CATICA e PERSONA, instituições de solidariedade social do Concelho. A 1.ª edição da prova, realizada em 2014, contou com mais de seis centenas de inscritos. Na tarde de ontem, estava, já, contabilizado meio milhar.

O ponto-de-encontro para ambas as modalidades do evento (corrida: 10 km; caminhada: 4 km), “apresentado” e “lançado” em Conferência de Imprensa, na tarde de ontem, terça-feira, 26 de maio, no Forum Barreiro, será na Praça da Amizade, rotunda Norte do Forum Barreiro. O secretariado para levantamento de dorsais funciona na Praça Norte do Forum Barreiro, na loja “Run It”, em frente ao Espaço Mobilidade, dos Transportes Coletivos do Barreiro.

Na Conferência de Imprensa marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora do Desporto, Regina Janeiro, o Diretor de Marketing do Forum Barreiro, Gonzalo Cabêdo, o Comissário Carlos Rodrigues, Comandante da Divisão Policial do Barreiro, o Responsável de Projetos da Xistarca, Miguel Abreu, o Representante dos Barreiro Night Runners, o atleta Carlos Luz, e Isaque Tostão e Maria Rosa Ribeiro, presidentes da Direção, respetivamente, do CATICA e da PERSONA.

A vereadora do Desporto, Regina Janeiro, recordou que o Barreiro é “uma terra do desporto e, sobretudo, uma terra de desportistas”, enaltecendo que a iniciativa pretende “aproveitar a nova relação da população com o Tejo” e, acima de tudo, “dar visibilidade ao município”.

Já Gonzalo Cabêdo corroborou as palavras de Regina Janeiro, acrescentando que a prova é uma oportunidade única de “demonstrar a cidade do Barreiro e do Forum Barreiro envolver-se mais com a comunidade”.

Os representantes das instituições de solidariedade social do concelho do Barreiro que serão beneficiadas com 10% da receita total da prova falaram em uníssono das dificuldades financeiras que atravessam, realçando que todas as ajudas são bem-vindas.

O CATICA e a PERSONA são instituições, entre muitas outras, que prestam um importante papel social no concelho do Barreiro e que precisam da nossa ajuda”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, enaltecendo que “a ajuda da prova é, certamente, importante, mas também insuficiente”.

Carlos Humberto, que confirmou durante a apresentação que irá participar na caminhada solidária, adiantou, ainda, que o módulo de pista de atletismo que será construído na Escola Quinta Nova da Telha estará à disposição da população a partir de “meados de setembro”.

O Forum Barreiro Run 2015 é, acima de tudo, uma prova urbana que percorre as principais artérias da cidade e, nesse sentido, difere da maioria das provas de atletismo realizadas a nível nacional, designadamente em Lisboa. Contudo, essa característica distintiva obrigará a diversos cortes e condicionamentos de trânsito entre as 16h e as 20h.

O Comissário Carlos Rodrigues, Comandante da Divisão Policial do Barreiro, garantiu que a PSP “tudo fará para garantir a segurança de todos os participantes e tentar, simultaneamente, minorar ao máximo os constrangimentos para as pessoas e os utentes das vias que vão ser afetadas”.

Consulte aqui os condicionamentos/ cortes de trânsito:

Percursos

– De 10 km: Partida na Av. Alfredo da Silva, vira à direita para Rua Miguel Pais, vira à direita para Av. Bento Gonçalves, segue para Rua Industrial Alfredo da Silva, vira à direita para Av. Nacionalizações, vira à direita para Rua Resistentes Antifascistas, vira à esquerda para Rua José Gomes Ferreira, na rotunda vira à direita para Rua Capitães de Abril, vira à esquerda para Rua Domingos Duarte, vira à direita para Av. Bocage, vira à esquerda para Rua Miguel Bombarda, vira à esquerda para Rua de Maputo, segue e retorna pela mesma rua, na rotunda vira à esquerda para Av. da Liberdade, segue para Rua Miguel Pais e vira à direita para Av. Alfredo da Silva, onde estará a meta.

– De 4 km: Partida na Av. Alfredo da Silva, vira à esquerda para Rua Miguel Bombarda, vira à direita para Avenida da República, vira direita para Rua Miguel Pais, vira esquerda para passadiço dos moinhos, segue em direção à Av. Bento Gonçalves, vira à direita para Rua Camilo Castelo Branco, vira à esquerda para Rua Serpa Pinto, segue para Rua Miguel Bombarda e vira à esquerda para Av. Alfredo da Silva, onde estará a meta.

 

Horários:

  • A partir das 16h00, corte de trânsito da Rua Stara Zagora, no sentido sul/norte;
  • A partir das 17h00 corte de trânsito na Avenida Alfredo da Silva entre o cruzamento da Rua Miguel Bombarda e a Rotunda Norte do Forum Barreiro;
  • A partida da prova será dada às 18h00 e circulação será restabelecida assim que estejam reunidas as condições de segurança estando prevista a reabertura total às 20h00.

 

Transportes Coletivos do Barreiro, entre as 18h00 e 20h30

Carreira No 3

Sentido: Cidade Sol – Terminal

Circulam da seguinte forma: efetuam o percurso normal até ao Bairro do Açorda (Galitos), Rua Capitães de Abril, Av. de Fuzileiros Navais, Rua Afonso de Albuquerque, Av. Parque da Cidade, Rotunda dos Casquilhos, Rua Calouste Gulbenkian, Rua Nuno Tristão, Rua Almeida Garrett, Av. do Bocage, Av. Afonso Henriques, Rua 20 de Abril, Rua da Recosta e Terminal.

No sentido Terminal – Cidade Sol, efetuam o percurso inverso.

Carreira No 6

Sentido: Coina – Lavradio

As carreiras das 18h08 e 19h25, efetuam o percurso normal até à Rua Miguel Bombarda, Rua Manuel Pacheco Nobre, Rotunda Álvaro Velho, Av. das Nacionalizações, retomando o percurso normal na Rua da Industria.

Sentido: Lavradio – Coina

A carreira das 18h48, efetua o percurso normal até à Rua da Industria, Av. das Nacionalizações, Rotunda Álvaro Velho, IC 21, Av. MFA (Hospital), Rotunda dos Casquilhos, Av. Parque da Cidade, Rua Afonso de Albuquerque, retomando o percurso normal na Av. Fuzileiros Navais.

Carreira No 16

Sentido: Coina – Esc. A. Cabrita

Efetuam o percurso normal até à Av. Fuzileiros Navais (Santo André), Rua Afonso de Albuquerque, Av. Parque da Cidade, Rotunda dos Casquilhos onde retoma o percurso normal.

No sentido Esc. A. Cabrita – Coina, efetuam o percurso inverso.

Carreira No 18

Sentido: Cabeço Verde – Terminal

Circulam da seguinte forma: efetuam o percurso normal até à Rua MFA (Hospital), Av. do Bocage, Av. Afonso Henriques, Rua 20 de Abril, Rua da Recosta e Terminal.

No sentido Terminal – Cabeço Verde, efetuam o percurso inverso.

Carreira No 71

Circulam da seguinte forma: Terminal, Rua da Recosta, Rua 20 de Abril, Av. Afonso Henriques, Av. do Bocage, IC 21, Rotunda Álvaro Velho, Rua Miguel Bombarda (Lavradio), Loios, Rua Damão, Rua Ville Plaisir, Estrada da Amizade, Rotunda das Fontainhas, Estrada da Amizade, Rua Ville Plaisir, Qtª da Várzea, rotunda Álvaro Velho, IC 21, Av. do Bocage, Afonso Henriques, Rua 20 de Abril, Rua da Recosta e Terminal.

Carreira No 72

Circulam da seguinte forma: Terminal, Av. da Liberdade, Av. do Bocage, Av. MFA. (Hospital), Av. Parque da Cidade, Rua Jornal Heraldo, retomando o percurso normal na Rua Capitães de Abril.

Carreira No 149

Circulam da seguinte forma: Terminal, Rua da Recosta, Rua 20 de Abril, Av. Afonso Henriques onde retoma o percurso normal até à Av. JJ Fernandes, Av. das Nacionalizações, Rotunda do Álvaro Velho, IC 21, Av. do Bocage, Av. Afonso Henriques, Rua 20 de Abril, Rua da Recosta e Terminal.

Carreira No 150

Circulam da seguinte forma: Terminal, Rua da Recosta, Rua 20 de Abril, Av. Afonso Henriques, Av. do Bocage, IC 21, Rotunda Álvaro Velho, Rua Miguel Bombarda (Lavradio), Loios, Rua Damão, onde retoma o percurso normal até à Av. Afonso Henriques, Rua 20 de Abril, Rua da Recosta e Terminal.

Nota: Efetuam todas as paragens.

Saliente-se que os percursos alternativos dos TCB podem ser modificados por parte das autoridades e comissão organizadora.

Partilhe esta notícia