O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro com a responsabilidade da Mata da Machada, Bruno Vitorino, diz que a limpeza e a regularização dos caminhos deste espaço já estão a ser feitos.

Em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal do Barreiro, através do Centro de Educação Ambiental (CEA), tem realizado as habituais ações de preparação para a época de incêndios, que se aproxima.

“Todos os anos é necessário proceder à regularização de alguns caminhos florestais que ficam intransitáveis, e é imprescindível que um carro de bombeiros ou uma ambulância possam por lá circular, em caso de necessidade”, explica.

No âmbito da limpeza de terrenos, para além da intervenção do ICNF nas zonas mais críticas, também  os alunos da Escola de Fuzileiros, em colaboração com os técnicos do CEA, “têm procedido à desrama de pinheiros mansos, com o objetivo de aliviar a carga combustível em determinadas zonas da Mata Nacional da Machada, trabalho esse fundamental para a preservação este espaço natural do concelho”.

Estas são ações que Bruno Vitorino considera “essenciais”, pois permitem diminuir riscos de incêndio naquele que é o espaço natural mais importante do concelho do Barreiro e que é frequentado por milhares de pessoas.

Partilhe esta notícia