O Município do Montijo é o melhor classificado no ranking distrital do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2017, editado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

Na classificação dos municípios do distrito de Setúbal (independentemente da sua dimensão), Montijo é o município com maior eficiência financeira, obtendo o primeiro lugar com 1337 pontos. No ranking global dos municípios de média dimensão, obteve o 9.º lugar na lista dos 100 melhores, subindo nove posições face ao ano de 2016. 

Ao nível da independência financeira (receitas próprias face às receitas totais), o Município do Montijo figura no Top 50 no total dos 308 municípios portugueses, ocupando a 29.ª posição. A independência financeira é reforçada pela 23.ª posição no ranking nacional correspondente ao peso de receitas provenientes de impostos e taxas, na receita total cobrada. 

Montijo é um dos municípios com menor prazo de pagamento do país. Em 2017, o prazo médio de pagamento do Município do Montijo foi de três dias, o melhor do distrito de Setúbal. 

Estes bons resultados foram conseguidos, inclusive, com a devolução de rendimento às famílias do concelho. Os dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017 revelam, por exemplo, uma variação negativa de 8,7 por cento em 2017 face a 2016, na taxa de cobrança do Imposto Municipal de Imóveis. Em valores absolutos, é uma redução de receita em cerca de um milhão de euros que a autarquia prescindiu a favor dos munícipes. 

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017 foi divulgado no dia 2 de outubro e apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico do ano de 2017. 

Para a Câmara Municipal do Montijo, os dados divulgados pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses sobre o Município do Montijo confirmam uma gestão pública municipal rigorosa e eficiente, que tem procurado o equilíbrio orçamental e a independência financeira do município, sem nunca descurar os investimentos prioritários para o concelho do Montijo e o trabalho diário de apoio e proximidade aos munícipes. 

Partilhe esta notícia