O Centro  de Transferência de Resíduos Valorizáveis de Pinhal Novo é um local que abre ao público amanhã, dia 11 de abril, onde as/os munícipes podem entregar resíduos para reciclagem com um volume superior ao admitido nos ecopontos ou para os quais não existem contentores atribuídos.As/os cidadãs/os poderão, assim, entregar no centro, resíduos verdes, monos e velharias, terras e entulhos, até 2m3, em vez de os abandonarem na via pública.

A preferência pelo uso do centro tem consequências positivas para o ambiente, uma vez que os resíduos ali depositados podem ser valorizados, entrando na cadeia de reciclagem e seguindo para outros destinos apropriados. Há, também, importantes mais valias para o espaço urbano, com o acondicionamento devido dos resíduos até à sua transferência, melhorando a imagem urbana, a salubridade e reduzindo custos com a limpeza. Atualmente, em Pinhal Novo, são recolhidas na via pública cerca de 16 toneladas de monos e monstros e mais de duas toneladas de verdes por mês.

O Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis – um investimento da autarquia de cerca de 10 mil euros, com grande parte da obra executada por administração direta – está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Recorde-se que o investimento no ambiente realizado pelo Município, em saneamento, na recolha e tratamento de resíduos, na limpeza de linhas de água ou na proteção da água pública, ascende a 5,5 milhões de euros. Nos últimos anos, a autarquia investiu, ainda, mais de 10 mil euros anuais em campanhas de sensibilização ambiental.

 

Partilhe esta notícia