A Câmara Municipal do Seixal desenvolve todos os anos junto das escolas básicas do 1.º ciclo o projeto Dia do Xadrez, cujo objetivo é ensinar este jogo aos alunos e sensibilizar para as vantagens da sua prática regular.

“Este ano foram muitas as candidaturas ao projeto pelo que se alterou a periodicidade, passando a haver visitas do monitor de três em três semanas. Deste modo, conseguiu-se envolver 26 escolas, 66 turmas e 1493 alunos”, explica a autarquia em comunicado.

No dia 31 de maio, o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha recebe o Torneio Dia do Xadrez nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dirigido aos alunos do 4.º ano. São escolhidos os 6 melhores de cada turma para participarem no torneio. A escolha é feita através de torneios intraturmas que se realizam nas aulas de xadrez com o monitor.

No ano letivo 2013-2014, o projeto contou com o envolvimento de 17 escolas, 53 turmas e 1120 alunos. O primeiro torneio, que envolveu todas as turmas do 4.º ano, teve, segundo o município, como objetivo “motivar os alunos para a prática desta modalidade e envolver os encarregados de educação”.

Partilhe esta notícia