NSPCC critica a criptografia do Facebook Messenger alegando que colocará em risco as crianças

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

A decisão do Facebook de criptografar conversas em seu aplicativo Messenger por padrão foi criticada pela instituição de caridade infantil do Reino Unido, a NSPCC, que afirma que colocará as crianças em risco.



A rede social anunciou a mudança em sua conferência de desenvolvedores F8 na noite passada, como parte do novo foco de Mark Zuckerberg em 'privacidade em primeiro lugar'.



'Hoje já vemos que mensagens privadas, histórias efêmeras e compartilhamento em pequenos grupos são, de longe, as áreas de comunicação online que mais crescem', disse Asha Sharma, chefe de produtos de consumo do Messenger da Facebook , em um postagem do blog .



'Então, estou animado por estarmos comprometidos em tornar o Messenger criptografado de ponta a ponta por padrão.'

Ícone do Facebook, WhatsApp e Messenger (aplicativo de mensagens proprietário do Facebook) ao lado de outros aplicativos de mídia social na tela sensível ao toque de um smartphone Samsung Galaxy

Mensageiro do Facebook (Imagem: Getty)

No entanto, Andy Burrows, chefe associado de segurança infantil on-line da NSPCC, acusou o Facebook de mostrar 'um completo desrespeito pela segurança das crianças' com a mudança.



A criptografia embaralha as mensagens para que elas não possam ser interceptadas em trânsito ou lidas por qualquer pessoa que não tenha a 'chave' para desembaralhá-las.

'Mark Zuckerberg seguiu em frente, apesar de reconhecer abertamente que isso significará que as crianças estarão menos seguras', disse ele.



“Isso ocorre porque o Facebook não pode acessar essas mensagens para fornecer provas à polícia em casos criminais. Dá aos tosadores um lugar para se esconder enquanto atacam as crianças.

(Imagem: O Banco de Imagens)

Ele repetiu o apelo do NSPCC para uma regulador com poderes legais para investigar empresas de tecnologia e exigir informações sobre as medidas de segurança de seus filhos.

A instituição de caridade também quer sanções duras para aqueles que falham em seu dever de cuidar - incluindo multas altas para empresas de tecnologia de até £ 20 milhões , proibições para diretores de diretorias, táticas de vergonha e uma nova ofensa criminal.

“Essa atitude arrogante só pode ser contida com a inclusão de um regulador independente que responsabilizará as empresas de tecnologia”, disse Burrows.

O NSPCC não foi o único crítico do movimento. A jornalista da NBC Brandy Zadrozny apontou que criptografar o Messenger tornaria muito mais difícil para as agências de inteligência monitorarem a plataforma.

Facebook (Imagem: Getty)

'Sem exagero, mas isso é aterrorizante', ela tuitou .

'Enfrentando críticas de que o Facebook permite que as pessoas organizem e espalhem informações erradas, conspiração perigosa e conteúdo de ideologia odiosa em grupos, Zuckerberg decide bloqueá-lo ainda mais.'

No entanto, alguns elogiaram o Facebook por seu foco renovado na privacidade, alegando que isso mostra que a rede social está levando o assunto a sério.

O especialista em tecnologia Geoff Blaber, da CCS Insight, disse que o discurso de Mark Zuckerberg durante o evento F8 foi muito diferente daqueles vistos no evento anterior.

Mídia social

'O Facebook optou por se concentrar menos em anúncios de novos serviços e produtos e mais no futuro de uma plataforma baseada em privacidade', disse ele.

“Isso está em nítido contraste com os anos anteriores e uma medida da importância que o Facebook está atribuindo à transição.

“Está claro que o Facebook ainda não conhece o impacto total de sua mudança para uma plataforma liderada pela privacidade.

'As implicações para a receita de publicidade parecem inevitáveis ​​a longo prazo, mas pagamentos e compras representam fluxos de receita valiosos em seu futuro de privacidade em primeiro lugar.'

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: