Campeonato da 1.ª Divisão Distrital de Futebol

Antevisão da 17ª Jornada

Este domingo, dia 22 de Fevereiro de 2015, disputa-se a 17ª jornada do campeonato da 1ª divisão distrital de futebol da AF Setúbal. Uma jornada que se prevê emotiva, com a particularidade dos quatro primeiros classificados actuarem na condição de visitantes. Eis os jogos da jornada:

Charneca Caparica vs Amora – O até agora incontestado líder do campeonato Amora, tem nesta jornada um teste de grau de dificuldade elevado à sua capacidade de liderança. A equipa de Pedro Amora, desloca-se ao sempre difícil Campo do Cassapo, para defrontar o Charneca da Caparica, uma equipa aguerrida que a jogar em casa é um obstáculo difícil de transpor para qualquer adversário. Após um mau início de campeonato que fez com que o Charneca andasse sempre pelos últimos lugares da tabela classificativa e que originou a troca de treinador, o clube do concelho de Almada dá mostras de ter acertado o passo e na última jornada foi obter uma importante vitória para os seus objectivos da manutenção ao vencer no Vila Amália, o Sesimbra (2-1). É pois um Charneca da Caparica motivado e moralizado que entrará em campo disposto a complicar ao máximo a vida ao Amora, que por sua vez, é uma equipa até agora invencível, uma equipa que respira saúde e confiança no seu potencial para contornar mais um obstáculo rumo ao objectivo da conquista do título.

Beira Mar Almada vs Alcochetense – O aflito Beira Mar Almada, 14º classificado com 14 pontos, recebe o candidato Alcochetense, 3º classificado com 32 pontos ( a 6 do Amora). Uma partida em que a equipa de José Pedro irá procurar somar os 3 pontos em disputa e esperar por algum deslize dos dois primeiros classificados para reduzir a desvantagem. Apesar do favoritismo que lhe é atribuído o Alcochetense vai contar com as normais dificuldades que lhe serão criadas por um adversário ávido de pontos, e também pelas reduzidas dimensões do terreno de jogo que podem obstar à maior capacidade técnica dos jogadores do emblema verde e branco de Alcochete para imporem a sua mais valia em campo.

  1. Santiago vs Barreirense – Deslocação difícil esta do vice-líder do campeonato a Santiago do Cacém. As duas equipas atravessam momentos de forma opostos nesta fase do campeonato. O U.Santiago atravessa uma má fase em que não vence à uma série de jogos, culminada com a derrota da jornada passada no terreno do U.Banheirense, que foi um duro golpe nas esperanças, se é que ainda as havia, de lutar pelo título. A equipa da cidade de Miróbriga caiu para o 5º lugar e tem um atraso de 11 pontos para o líder. O Barreirense pelo contrário está em grande forma, é 2º classificado a apenas 2 pontos do 1º e vem de uma goleada sobre o Beira Mar Almada (4-1). Frente-a-frente duas das melhores equipas do campeonato: o União à procura do regresso aos bons resultados e o Barreirense à procura da conquista de mais 3 pontos importantes para a sua candidatura ao ceptro de campeão. Contudo, não se espera facilidades para a formação do Barreiro.

Almada vs Comércio Indústria – No Campo do Pragal, em Almada, espera-se um bom jogo com vastos motivos de interesse entre o Almada, 10º classificado com 20 pontos e os sadinos do Comércio Indústria, 4º classificado com 29 pontos. O Almada tem feito um campeonato irregular ao contrário da equipa de Carlos Ribeiro, talvez a equipa sensação deste campeonato. O factor casa poderá jogar a favor dos almadenses que vão tentar voltar às vitórias, mas a equipa sadina do Comércio está com o moral em alta e vai procurar regressar a Setúbal com um resultado positivo, quiçá com os 3 pontos em disputa.

Arrentela vs Sesimbra – No Campo da Boa Hora, o lanterna vermelha do campeonato Arrentela, 16º com apenas 5 pontos, recebe o GD Sesimbra, 11º com 19 pontos. A equipa da margem sul do Tejo ainda não se encontrou, tendo apenas conquistado 1 vitória e 2 empates nas 16 partidas já efectuadas. Um jogo de crucial importância para os arrentelenses para quem a margem de manobra para fugir ao último lugar começa a ser cada vez menor. Uma vitória poderá servir como um tónico revigorante para alimentar esperanças em dar a volta à situação e lutar pela permanência. Uma derrota tornará tudo mais difícil e o espectro da descida começará a ser visível. Por sua vez o Sesimbra que tem feito um campeonato um pouco irregular vai apresentar-se na Arrentela disposto a rectificar a derrota sofrida em casa perante o Charneca Caparica, e amealhar pontos para se colocar numa posição mais confortável na pauta classificativa.

GD Alfarim vs U.Banheirense – No Complexo Desportivo Alfarim, jogo entre duas equipas separadas na classificação por 1 ponto de diferença. O Alfarim ocupa o 7º lugar com 26 pontos e o Banheirense é 8º com 25 pontos. A equipa de José Carlos vem de duas derrotas consecutivas frente ao Amora, mas onde deixou uma boa imagem do seu valor. A jogar em casa a equipa do concelho de Sesimbra vai procurar voltar aos triunfos mas pela frente vai encontrar uma equipa do União Banheirense moralizada com as duas vitórias consecutivas nas duas últimas jornadas. Uma partida interessante entre dois bons conjuntos que por certo irão proporcionar um bom espectáculo de futebol e onde tudo poderá acontecer…

Monte Caparica vs Olímpico Montijo – No Campo Rocha Lobo, o Monte Caparica, 9º classificado com 21 pontos, recebe os montijenses do Olímpico, actual 13º classificado com 15 pontos. Uma partida em que a equipa da casa vai por certo tudo fazer para regressar às vitórias e conquistar os 3 pontos em disputa e consolidar a sua posição na classificação geral. Por sua vez, o Olímpico Montijo vai-se apresentar moralizado com a vitória obtida frente ao Grandolense e quererá somar nem que seja um único pontito que muito poderá dar jeito nas contas finais do campeonato.

O Grandolense vs Palmelense – No Municipal de Grândola, o Grandolense recebe a visita do Palmelense. Um jogo que opõe o 6º classificado ao 15º. A equipa alentejana está uma sombra daquilo que fez na primeira metade do campeonato onde foi a equipa sensação que chegou a estar no 1º lugar. Sem mais nenhum objectivo que não seja o garantir a manutenção o mais rápido possível, o Grandolense apresenta-se como favorito perante uma equipa de Palmela a precisar urgentemente de somar pontos para deixar a penúltima posição que ocupa neste momento.

João Maria

Partilhe esta notícia