Sento-me no barco que liga a metrópole ao Montijo, após um longo dia de trabalho, encerrado com uma reunião política. Tento recuperar a calma, mas sinto-me efusivo invés de cansado. A razão é simples: o LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR acaba de fechar no dia 14 de Junho o prazo para inscrições nas Primárias Abertas para as próximas legislativas. O sucesso é evidente. Num movimento tão jovem e com tão pouca expressão, mais de 8.000 pessoas demonstraram vontade de participar neste processo pioneiro em Portugal. Com efeito, depois de uma primeira fase de mobilização da cidadania para apresentar candidaturas, que culminou num total de 58 candidatos/as por Setúbal, 35 dos quais como 1.ª opção, fechámos com chave de ouro esta segunda fase com o universo definitivo de votantes que superou alguns prognósticos mais negros. A terceira fase será já neste fim-de-semana de 20 e 21 de Junho, com a votação para escolha e ordenação das candidaturas de cada círculo eleitoral.

Neste momento não pode haver lugar para falsa modéstia. O LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR apresenta um leque de enorme qualidade entre as candidaturas ao círculo eleitoral de Setúbal. Convidamos o incauto leitor a fazer o seu próprio juízo de valor, visitando o link –http://tempodeavancar.net/?s=%22C%C3%ADrculo%20de%20Set%C3%BAbal%22, onde poderá avaliar em primeira mão o que aqui defendemos. Certamente ficará surpreendido.

Desta maneira pretendemos provar que é possível fazer diferente. Abrir as listas à cidadania e conseguir, na esmagadora maioria das candidaturas, manter uma elevada qualidade. Demonstramos também que as pessoas estão interessadas em participar e em ter uma voz activa nas listas de candidatos/as a deputados/as à Assembleia da República, que as representarão nos próximos 4 anos. Precisamos de construir uma democracia mais directa que permita uma maior intervenção da cidadania. Precisamos recuperar a confiança do povo no sistema político e seus agentes. As Primárias são, indubitavelmente, uma das formas para restabelecer a confiança.

Mas isto não termina aqui. Depois de concluídas as Primárias e depois de contados os votos das próximas legislativas, a candidatura cidadã LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR continuará activa, no mínimo pelo mesmo período que durará a próxima legislatura, O objectivo é o constante acompanhamento dos elementos que possam vir a ser eleitos/as. Esses deverão “prestar contas” aos votantes que neles confiaram e depositaram esperanças para aplicar e cumprir o programa eleitoral do movimento e as propostas defendidas. É o princípio da responsabilização dos eleitos/as posto em prática, num país onde a culpa morre invariavelmente solteira. Também aqui marcaremos a diferença.

Em passos ligeiros vamos avançando. Tentando democratizar o sistema partidário português através do exemplo. Sempre com a firme convicção de que muito mais é preciso mudar, para que nada fique como dantes…

 

Miguel Dias

Membro do LIVRE

Subscritor da candidatura cidadã LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR

Partilhe esta notícia