O Município do Barreiro assinou na passada sexta-feira, 9 de janeiro, um Protocolo de Cooperação e Parceria com a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) e com a Baía do Tejo, SA, Sociedade Comercial, com vista à disponibilização de instalações aos serviços da Câmara, por parte da referida Escola Profissional, para atividades integradas no âmbito da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro.

Tendo em conta que é uma opção do Município a promoção da cultura, educação e socialização do indivíduo, designadamente, através da UTIB, a Autarquia tem vindo a estabelecer parcerias junto do movimento associativo e das estruturas educativas e empresariais do Concelho, de forma a consolidar estes objetivos.

Desta forma, o Protocolo tripartido, agora assinado, visa possibilitar a realização de aulas de informática, aos alunos da UTIB, nas instalações da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça. A Baía do Tejo, na qualidade de proprietária das instalações onde se encontra sediada a Escola, e gestora do território, também se associou ao objetivo de contribuir para a valorização de um papel cada vez mais ativo da comunidade sénior do Concelho.

Na qualidade de Diretor da EPBJC, Pedro Miguel Leite da Silva, referiu ser um gosto ter os alunos da UTIB a frequentarem aulas nesta escola. “Espero que este seja só um primeiro passo e que para o ano consigamos ter mais uma turma. Aproveitem bem”, disse.

Recordando a celeridade com que a Escola se instalou naquele edifício e a qualidade das instalações cedidas, o Diretor voltou a agradecer à Câmara e à Baía do Tejo. “Foi um salto qualitativo muito grande que nos deixa cheios de expetativas para o futuro”.

Em representação da Baía do Tejo falou o administrador Sérgio Saraiva que também manifestou o seu agrado pela assinatura do Protocolo. “Em relação ao Bairro de Santa Bárbara, onde se localiza esta antiga escola, é com enorme gosto que vemos retomar a antiga função educativa do edifício, em toda a sua plenitude. O facto de termos aqui o encontro de duas gerações faz-me acreditar que todos sairemos a ganhar. Da nossa parte fica o compromisso de que continuaremos a investir na recuperação deste bairro histórico, hoje com múltiplas funções”.

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou a importância, crescente, da qualificação ao longo da vida. “Aprender, aprender, aprender sempre. É muito importante estarmos disponíveis para adquirir novas competências e ao mesmo tempo darmos algum do nosso tempo aos outros”. Outra das ideias que sublinhou estava relacionada com as ‘parcerias’ e com uma forma de trabalhar implementada por este Executivo Municipal. “Trabalhar com toda a gente, fazer parcerias. Nós não temos meios para resolver todas as questões mas procuramos os parceiros que julgamos adequados e estabelecemos acordos, protocolos, em suma, trabalhamos todos para o bem-estar das pessoas e, consequentemente, para o desenvolvimento do Concelho e da região”, afirmou o Autarca.

O Protocolo é válido por um ano, a contar da data da sua assinatura, renovando-se automaticamente e por igual período.

Partilhe esta notícia