O vereador do PSD Barreiro, Bruno Vitorino, vai apresentar amanhã em sessão de Câmara uma proposta que visa baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) às famílias barreirenses com filhos, aumentando assim a sua qualidade de vida, permitindo ainda tornar o concelho mais atrativo para a fixação de jovens casais.

O social-democrata defende que esta medida pretende ser um “incentivo à natalidade”, permitindo ao mesmo tempo aliviar a carga fiscal das famílias.

“O objetivo é a redução adicional e automática da taxa do IMI aplicável a todas as famílias barreirenses com filhos e/ou outros dependentes a seu cargo nos casos dos imóveis destinados à habitação própria e permanente do proprietário e respetivo agregado familiar”, explica.

Esta redução poderá ir até 10% da taxa para agregados com 1 dependente a cargo, até 15% da taxa para agregados com 2 dependentes a cargo e até 20% da taxa para agregados com 3 ou mais dependentes a cargo.

Esta medida já foi adotada por quase metade dos municípios portugueses, até ao momento.

Bruno Vitorino vai ainda apresentar amanhã uma outra proposta que visa diminuir a taxa de IMI em 2016, de 0,4% para 0,35% para prédios urbanos já avaliados pelo novo código, na sequência do que o PSD Barreiro já propôs em 2013 e 2014, conforme se tinha comprometido na campanha eleitoral autárquica.

Importa referir que  muitos outros concelhos do país encetaram programas de redução progressiva da carga fiscal municipal, sendo que, hoje, entre os demais 307 municípios, 215 aplicam taxas de IMI inferiores às do Barreiro.

Partilhe esta notícia