​Dando continuidade ao contacto permanente dos parlamentares socialistas com as instituições e forças vivas do distrito de Setúbal, no âmbito do roteiro «Manter a proximidade, em segurança», os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, Eurídice Pereira, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves, reuniram recentemente , de forma digital, com o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública, representado pelo seu comandante, o Superintendente António Manuel Viola da Silva.

Esta reunião contou ainda com as presenças dos Presidentes das estruturas concelhias do PS de Setúbal e da Moita, Paulo Lopes e Carlos Albino, respetivamente, e, ainda de Almada e Barreiro, os deputados já assinalados, Ivan Gonçalves e André Batista .

Na reunião foi possível fazer um ponto de situação relativo à criminalidade participada no distrito. Dos dados apresentados pelo Comandante Distrital da PSP, no período compreendido entre 2015 e 2020, foi possível assistir a um decréscimo acentuado dos vários tipos de criminalidade. Os delitos de caráter geral baixaram cerca de 13%, os crimes violentos e graves tiveram uma diminuição de 31% nesse período, os furtos decresceram 32% e o roubo por esticão teve uma redução em 70%, o que representa uma diminuição muito expressiva desta tipologia de crime. De referir que esta última tipologia de crime tem sido umas das principais preocupações de atuação da PSP no distrito de Setúbal, uma vez que atinge grupos potencialmente mais vulneráveis como jovens e idosos. Estes dados reforçaram a confiança dos parlamentares socialistas no trabalho  das forças de segurança, bem como na estratégia de combate à criminalidade que o Comando Distrital da PSP tem executado.

Na agenda desta reunião foi também abordado o tema da COVID-19, não só do ponto de vista do trabalho policial num contexto de Estado de Emergência, mas também do acompanhamento ao processo de vacinação, nomeadamente entre os agentes. Foi possível concluir que, no distrito de Setúbal, a articulação entre as diferentes forças de segurança tem corrido bastante bem, que o processo logístico de entrega de vacinas tem decorrido sem problemas e que, no geral, há um clima de cumprimento do dever de confinamento por parte dos cidadãos. Houve ainda a informação de que já foram vacinados cerca de 650 agentes da PSP no distrito de Setúbal, tendo sido dada prioridade aos operacionais que frequentemente  ‘estão na rua’.

Continuando o roteiro «Manter a proximidade, em segurança», os Deputados Socialistas na Assembleia da República reunirão na próxima segunda-feira, dia 1 de março, com o Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana.

São Bento, 25 de fevereiro de 2021