O investimento no turismo e as capacidades do concelho como centro geográfico para o desenvolvimento económico são destacados pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal em entrevista a uma plataforma digital europeia sobre cidades e cidadãos.

Na entrevista publicada ontem no site theMayor.eu – Portal Europeu das Cidades e dos Cidadãos, Maria das Dores Meira afirma Setúbal como “centro mais importante de uma área que abriga indústrias essenciais” para o país, referindo-se às presenças, na região, “de um dos maiores” estaleiros navais da Europa e à produção de papel “por uma das maiores fábricas do mundo” e à produção de cimento e de fertilizantes. 

Sobre a conjuntura económica e social atual provocada pela pandemia Covid-19, a autarca refere que, ao nível do turismo, a região “também sofrerá reveses agudos”, dizendo, no entanto, acreditar que “em alguns setores, principalmente na restauração e no comércio local”, que estes podem funcionar como fator de equilíbrio económico para o concelho.

A preocupação maior de Maria das Dores Meira é manifestada nas áreas da cultura e do desporto, que atraem milhares pessoas a Setúbal todos os anos com a realização de iniciativas. 

“O efeito é muito grave. Cancelamos centenas de eventos e todas as atividades culturais agendadas, como a nossa feira anual, secular, que reúne centenas de milhares de visitantes. Era inevitável”, afirma Maria das Dores Meira.

Para o futuro, a autarca reforça que o município “vai continuar a investir no potencial turístico da região e, ao mesmo tempo, nas capacidades da região se assumir como um centro de desenvolvimento económico”.

Maria das Dores Meira retrata igualmente a localização geográfica de Setúbal “amplamente preservada e protegida”como “posição única” para escolha de turistas e para acolhimento de novos investimentos, sem esquecer as referências à produção de vinho à gastronomia regional.

Sobre o cargo de presidente da Câmara Municipal de Setúbal, desde 2006, a autarca diz que a principal conquista e também o maior desafio dos mandatos “foi, sem dúvida, a profunda mudança no posicionamento da imagem da cidade e do município.”

O TheMayor.eu – Portal Europeu das Cidades e dos Cidadãos é uma plataforma online que pretende melhorar a compreensão e a coesão entre os cidadãos da União Europeia, as autoridades locais e as instituições da União Europeia.

É ainda uma plataforma para a promoção de boas práticas europeias implementadas e um espaço de contacto direto entre as instituições das União Europeia e os cidadãos.

O objetivo da plataforma é manter os cidadãos informados sobre as boas práticas, a nível local, regional e europeu, honrando o trabalho das autoridades locais, o que se traduz numa melhor cooperação e troca de informações entre os municípios da União Europeia e contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico das regiões e cidades.

A entrevista da presidente da Câmara Municipal de Setúbal ao site TheMayor.eu pode ser lida na integra no endereçohttps://bit.ly/30bVeop

CMSetúbal