O Dia Internacional da Família foi, nesta quinta-feira, dia 15 de Maio, mais uma vez comemorado pela NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, num ambiente de cumplicidade e partilha entre famílias apoiadas por esta instituição. O Largo Casal, em frente à S.I.R.B. ‘Os Penicheiros’, na freguesia do Barreiro, deu lugar a uma tarde durante a qual a Associação NÓS celebrou o valor que a move diariamente há 32 anos: a Família.

Guida Mendes, um dos elementos da organização deste evento, explica que o Dia da Família tem vindo a ser comemorado internamente pela Associação NÓS há vários anos, tendo esta celebração sido alargada, desde 2008, às famílias da comunidade onde a Associação intervém. “A nossa motivação e inspiração para estas comemorações nasce da vontade de celebrar a importância da relação, da pertença e do afeto que simboliza a Família e, em simultâneo, a intervenção e dedicação de toda a Associação, sempre tão centrada na Família nos seus quase 32 anos de existência”, argumenta a psicóloga da NÓS.

Durante uma tarde de convívio, no Centro do Barreiro Velho, o objetivo principal foi o de “celebrar esta relação, pertença e afeto, em simultâneo com a promoção de dinâmicas familiares positivas”. Para além desta oportunidade para cada família individualmente, a Associação NÓS visou “a partilha com outras famílias, potenciando redes de suporte”, avança Guida Mendes.

“Claro está que, numa perspetiva mais macro, procuramos ainda transmitir uma pertença especial à Associação, esta forma de «Família» que somos todos NÓS”, afiança a responsável, em nome da equipa organizadora.

Pinturas Faciais, Fotografias de Família, a Venda de Bolinhos da Avó e o já conhecido Torneio Interfamílias foram atividades que animaram todos os presentes, desde os mais novos aos mais velhos, e deram alegria a esta tarde que culminou com a entrega de prémios às famílias vencedoras do torneio – 3º, 2º e 1º lugares e prémio ‘Família Mais Original’. Segundo Guida Mendes, as recompensas atribuídas são “meramente simbólicas da celebração destes valores referidos”.

“Todos eles são pensados de forma a representarem a continuação da partilha e união que estas atividades proporcionam e, nesse sentido, agradecemos a todas as entidades que proporcionaram os prémios e, acima de tudo, mais momentos de partilha familiar positiva”, sublinha a psicóloga.

A Associação NÓS presenteou, assim, as famílias vencedoras dos 3 primeiros lugares com um simbólico cabaz de bens alimentares essenciais, gentilmente cedido pelo hipermercado Continente da Verderena, e um saco brinde da NÓS. O 1º lugar distinguiu-se pela atribuição acrescida de uma viagem de barco no rio Sado para ver os roazes, proporcionada generosamente pela Vertigem Azul.

A ‘Família Mais Original’, prémio representado pela criatividade das famílias em levarem algo em si que as represente, foi contemplada com um bilhete para a peça ‘Baú das Histórias’ da ArteViva, cedido por esta Companhia de Teatro do Barreiro em representação da sua solidariedade com a nossa causa. Todas as famílias puderam ainda levar uma fotografia da família tirada no local, com o apoio generoso da empresa Peninsular – Equipamentos e Consumíveis para Escritório Lda..

Refira-se que esta iniciativa contou, igualmente, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, da SIRB “Os Penicheiros”, da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, do hipermercado Continente da Verderena, da empresa Vertigem Azul – Turismo de Natureza Lda. e da Cygnuscolor – Design, Lda..

 

Fonte: Associação NÓS