O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal de Palmela, deteve em flagrante delito ontem, dia 14 fevereiro, em Setúbal, quatro indivíduos de nacionalidade irlandesa, por burla.
Os suspeitos, detidos após diversas diligências de investigação, pertenciam a um grupo europeu conhecido como o “O Gang do Alcatrão”, que possui um vasto historial de crimes em todo o território nacional.
O modus operandi deste grupo consistia em disponibilizar serviços de pavimentação, a custos reduzidos, com alcatrão excedente de obras anteriores, dispondo-se a cobrar apenas o valor da mão-de-obra.
Feito o alegado negócio, e perante um aparato simulado que envolvia máquinas de construção no terreno onde seriam feitas as obras, as vítimas eram coagidas a pagar o serviço muito acima do valor acordado.
Para além das detenções foi apreendido:
- 12 400 euros em numerário;
- 1 390 libras em numerário;
- Duas viaturas pesadas de mercadorias;
- Três viaturas ligeiras;
- Dois atrelados com maquinaria pesada;
- Cinco telemóveis;
- Três relógios;
- Dois anéis;
- Dois GPS;
- Um tablet;
- Uma réplica de arma de fogo.
Após contacto com o Ministério Público do Tribunal de Setúbal, os arguidos ficaram detidos nas instalações da GNR até serem presentes a tribunal.
A ação teve a colaboração dos postos territoriais de Pinhal Novo, Poceirão e Palmela, do Núcleo de Investigação Criminal de Setúbal e da Secção de Programas Especiais do Destacamento de Palmela.
No passado dia 3 de fevereiro, no âmbito do combate à criminalidade organizada, foram detidos mais dois indivíduos de nacionalidade irlandesa conectados com este gang, sendo que um dos elementos tinha pendente um mandado de detenção europeu, aguardando em prisão preventiva a consequente extradição.
O material apreendido estará exposto para recolha de imagem, nas instalações do Comando Territorial de Setúbal (Av. Jaime Cortesão), a partir das 17:00 horas do dia de hoje.