Foi aprovada, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal da Moita, realizada a 25 de agosto, a atribuição de apoios para o funcionamento das escolas do 1º ciclo e pré-escolar públicos do concelho da Moita, destinados a aquisição de materiais didático-pedagógicos, no valor total de 35 100 euros. A atribuição desta verba visa possibilitar a concretização de atividades programadas no âmbito do projeto educativo e do plano anual de atividades para o próximo ano letivo.

Apoio e parcerias com o Movimento Associativo

Na mesma reunião, foram aprovados, por unanimidade, os contratos-programa de desenvolvimento social entre o Município e a Fundação Santa Rafaela Maria e a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, num valor total de 43 024 euros.  

Também por unanimidade, foi aprovada a celebração do protocolo de colaboração entre o Município da Moita e a Alerta-Mente – Associação Nacional para a Saúde Mental, que intervém na promoção e prevenção da saúde mental positiva. O protocolo visa o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum e complementar as competências especificas de cada instituição, coordenando os recursos no domínio da prevenção e promoção da saúde mental. Ao abrigo deste protocolo, será realizado o Fórum Saúde Mental nas Autarquias, no dia 16 setembro, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Plano de Desenvolvimento Cultural do Município da Moita

Foi também aprovado, por maioria, o Plano de Desenvolvimento Cultural do Município da Moita. Este documento, que agrega os contributos e propostas de atividades de todos os agentes artísticos e culturais do concelho, visa fomentar uma intervenção integrada, concertada e comprometida de todos os intervenientes na promoção e desenvolvimento cultural sustentável do Município da Moita. 

O Plano de Desenvolvimento Cultural do Município da Moita, que inclui, entre outras matérias, os eixos de intervenção e objetivos estratégicos e um plano operacional, tem como objetivo ser um referencial comum que dê coerência à política cultural municipal e consistência à intervenção de todos os agentes locais.