“ViaLisboa” é agora a marca do projeto integrado de desenvolvimento do Porto de Lisboa na Margem Sul do Tejo. O programa, desenvolvido em torno da Plataforma Multimodal do Barreiro/ Seixal, foi apresentado nos TEN-T Days, promovidos pela Comissão Europeia, em Riga.

“Fomos o único porto europeu a apresentar um projeto. Foi muito apreciado pelos nossos parceiros e recebido com muito interesse por parte de investidores privados que operam noutros portos comunitários”, enalteceu Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), em comunicado emitido a propósito.

“Muito apreciado” terá sido também, de acordo com a responsável, a abrangência em torno do projeto, que envolve além de a administração portuária da capital, o Governo, as autarquias, empresas e investidores.

O projeto “viaLisboa”, como foi agora apresentado, propõe o desenvolvimento de uma plataforma multimodal nas áreas do Seixal e do Barreiro, potenciando em definitivo a procura e o reforço da atividade económica na região.

A realização dos estudos para a estruturação da plataforma foi candidata ao CEF. A concretização do programa ficará essencialmente a cargo de investidores privados, que poderão para o efeito candidatar-se aos fundos disponibilizados pelo denominado Plano Juncker.

Recorde-se que, a presidente Administração do Porto de Lisboa (APL), Marina Ferreira, anunciou, em entrevista conjunta à Antena 1 e ao Económico, que o concurso público internacional para o estudo de impacto ambiental do Barreiro foi lançado esta segunda-feira nas plataformas eletrónicas e no Diário da República.