Numa cidade onde abundam cada vez mais os fenómenos criativos e culturais, e na procura de uma imagem urbana e contemporânea, numa primeira fase para as zonas mais antigas, Art In Town manifesta-se através de vontades entre a Câmara Municipal do Barreiro e a ADAO – Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios na transformação do espaço comum em “galerias a céu aberto”.

Sob a curadoria do artista barreirense Ricardo Manso (TOTA), vários serão os artistas de renome internacional que deixarão o seu marco em várias fachadas do Concelho, onde a história e identidade local serão o suporte para todos os trabalhos artísticos.

Além da vertente artística, procura-se que Art in Town seja o catalisador para o desenvolvimento socioeconómico do Barreiro, associando-se ao potencial fator turístico e cultural da cidade.

As influências que estas práticas exercem sobre a cidade podem ser, também, catalisadoras de diálogo e de experiências, empenhadas na reconstrução do tecido social.

Para além dos objetivos aqui explanados, procura-se, através da concessão de obras de arte, que, mesmo efémeras, tornar possível a reconstrução de novas infraestruturas e habitação, através da valorização do local.

 

Nesta 2ª edição o artista convidado será SMILE, que criará um mural no centro da cidade junto ao Largo do Mercado 1º de Maio alusivo à memória dos Barreirenses que viveram entusiasticamente o direito à liberdade invadindo as ruas da cidade.

A intervenção artística está prevista para 26 de abril e decorrerá até 2 de maio.

 

+ sobre o projeto e o artista convidado: http://www.artintown.pt/smile/

Partilhe esta notícia