Os vencedores do concurso de ideias do Programa de Empreendedorismo, para os alunos do ensino secundário, já foram selecionados. As categorias a concurso foram Geração de Ideias, Sustentabilidade, Património e Gastronomia.

O Programa de Empreendedorismo que estava a decorrer nas escolas do concelho, quer do 1º ciclo, quer do secundário, sofreu algumas alterações devido à questão do COVID-19, tendo sido reformulado para que continuasse a ser realizado, mesmo com a interrupção das aulas presenciais.

O vereador Bruno Vitorino, responsável pela área de Empreendedorismo da Câmara Municipal do Barreiro, sublinha que “houve a necessidade de reinventar este projeto rapidamente, para que não se perdesse todo o trabalho que tinha sido feito”.

“O que se passou com este programa, também é um exemplo de empreendedorismo. Tivemos que nos adaptar à situação, arranjando uma solução. Nunca baixámos os braços”, reforça.

No Secundário, as alterações fazem-se sentir mais profundamente. Em vez dos projetos e ideias de negócio atingirem um momento final presencial onde se iria aferir o grande vencedor, este momento foi convertido em 4 desafios passíveis de serem concluídos à distância, pensando em primeiro lugar nas condições possíveis, tecnológicas e familiares, que permitissem a motivação e o empenho na conclusão dos seus projetos. 

Dada a complexidade da situação, decidiu-se também alargar a participação a toda a comunidade escolar, para o 10º, 11º e 12º anos, permitindo assim que alunos que integraram o Programa pudessem trabalhar também com outros alunos de outras turmas não integrantes do Programa.

 “Foi muito importante ver que os professores e os respetivos alunos continuaram com este programa. Significa que de facto, o empreendedorismo já está presente no seu quotidiano”, diz Bruno Vitorino.

Os vencedores de cada um dos desafios vão ganhar um tablet. Para além da Câmara Municipal do Barreiro, também a Baía do Tejo e a Fundação Amélia de Mello se associaram a esta iniciativa.

Os trabalhos a concurso foram avaliados por um júri, constituido por um representante da CMB, Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo, João Mil-Homens, diretor de inovação na José de Mello, e por Miguel Pina Martins, CEO da Science for You.

Os vencedores das categorias a concurso foram:

Geração de ideias

1º Prémio – “Bioclean” (Tiago Almeida, Patrícia Cavaco e Filipe Borges – Agrupamento de Escolas de Santo António).

1º Prémio –  “Ecompost” (Nicole Silva, Rafaela Seco e Tiago Peiriço – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva).

Menção Honrosa – “Part-time APP” (Gonçalo Carvalho, Beatriz Rombert e Tiago Rebotim – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva).

Sustentabilidade

1º Prémio: – “Proteção: Máscaras no chão, não!” (Rodrigo Valente Marques – Escola Profissional Bento de Jesus Caraça).

Menção Honrosa – “O Sobreiro” (Rúben Andrade Pereira – Escola Secundária de Santo André).

Património

1º Prémio – Vem descobrir o Barreiro dos Descobrimentos (Beatriz Cruz e Solange Manha – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva).

Menção Honrosa – Lugares de Memória (David Ramos – Escola Secundária Augusto Cabrita).

Gastronomia

1º Prémio – “Camarro de Côco” (Irina Carvalho, Olixe Semedo e Tiago Mexia – (Agrupamento de Escolas de Santo António).

Menção Honrosa – Massada de Safio e Ameijoa (Érica Rodrigues, Joana Silva e Viviana Ermelindo – Agrupamento de Escolas de Santo António).