O Município do Barreiro e a Associação HUMANA Portugal celebraram hoje, 30 de outubro, um Protocolo de Parceria que visa definir os termos da cooperação entre ambas as partes, tendo em vista a recolha de roupa e calçado usado, em contentores apropriados. A assinatura decorreu na sala de sessões dos Paços do Concelho, local onde estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto de Carvalho, e a Diretora Geral da HUMANA, Elisabeth Molnar.
Este protocolo assenta no mútuo entendimento de que a cooperação entre as duas entidades resultará numa boa gestão da reutilização e da reciclagem têxtil. Ao mesmo tempo que serão apoiados os projetos de cooperação para o desenvolvimento da Associação HUMANA também serão apoiadas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – do Concelho do Barreiro, bem como as iniciativas de carácter solidário de âmbito local.
De acordo com os termos do protocolo agora assinado, à HUMANA Portugal compete, entre outras coisas, “manter e/ou instalar contentores especialmente adaptados e desenhados para realizar o serviço de recolha de roupa e calçado usados no Município, nos locais estabelecidos e autorizados pela Câmara Municipal, na proporção aproximada de 1 contentor por 1.700 habitantes, (…) pagar no 1º mês do ano, relativamente ao ano civil anterior, um valor igual ou idêntico àquele que decorrerá da aplicação da tabela de taxas e tarifas do Município do Barreiro, por cada contentor colocado no Concelho com autorização da Câmara Municipal, a instituição ou instituições de solidariedade social do Município a indicar por este”.
Desta forma, à Câmara Municipal do Barreiro compete, designadamente, “definir, sempre que necessário, o ajustamento do número de contentores a colocar (…) e indicar anualmente ao primeiro outorgante as Instituições beneficiárias do montante estabelecido em alíneas anteriores”.
Este Protocolo de Parceria entra em vigor no momento da sua assinatura e tem a duração de um ano, considerando-se automaticamente renovado por igual período, caso não seja renunciado por qualquer das partes.
Elisabeth Molnar, Diretora Geral da HUMANA, agradeceu aos cidadãos do Barreiro a confiança depositada na Associação bem como a cooperação que, desde 2005, mantêm com este Concelho. Terminou desejando que este Protocolo se mantenha por muitos e largos anos.
Para Carlos Humberto de Carvalho, “na impossibilidade de ‘salvar o mundo’ vamos ajudando o mais que nos é possível, aqueles que mais precisam e neste caso concreto do Protocolo que agora foi assinado, vamos ajudar as IPSS do Concelho. E é este o nosso papel. Continuar a encontrar caminhos e soluções”.
Recorde-se que a decisão de celebrar o presente Protocolo havia sido tomada, por unanimidade, pelo Executivo da Câmara Municipal, a 1 de outubro, em reunião privada.