O vereador do PSD, Bruno Vitorino, diz que o Governo tem que investir mais nas forças de segurança do Barreiro, tendo em conta que é o concelho com maior número de crimes na Área Metropolitana de Lisboa, por número de habitantes.

Na sequência de uma reunião com os comandantes da Divisão da PSP do Barreiro e do Posto da GNR de Santo António da Charneca, o social-democrata elogiou o trabalho desempenhado pelas forças de segurança, que apesar da falta de meios, continuam diariamente a proteger pessoas e bens.

“Apesar de todas as dificuldades que enfrentam diariamente e da tentativa de alguns de condicionar e tirar autoridade às forças de segurança, são homens e mulheres que nunca baixam os braços”, sublinha.

Bruno Vitorino diz que é necessária mais autoridade e mais meios para que o combate à criminalidade seja mais eficaz, permitindo também uma resposta clara do poder judicial.

“A Câmara Municipal do Barreiro também tem que ter um papel ativo neste processo. A autarquia também tem competências nesta matéria, também tem uma palavra a dizer. Não podem ficar de braços cruzados. Têm o dever de pressionar o Governo para resolver os problemas do nosso concelho”, afirma.

Bruno Vitorino diz que a situação dos recursos humanos da GNR é a que “inspira maior preocupação”, pois o número de efetivos tem vindo a diminuir de forma acentuada nos últimos anos.

Por isso, o vereador social-democrata vai apresentar esta quarta-feira, em sessão de Câmara, uma moção para exigir ao Governo mais meios materiais e mais efetivos para as forças de segurança no concelho do Barreiro.

Recorde-se que Bruno Vitorino tem apresentado medidas concretas para ajudar no combate à criminalidade, como a criação da Polícia Municipal e a instalação de videovigilância nos pontos críticos da cidade.