O Município da Moita vai aderir à RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade. Esta proposta foi aprovada por unanimidade na reunião pública da Câmara Municipal da Moita que se realizou no dia 23 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A RUTIS é uma instituição de utilidade pública, de âmbito nacional, que tem por missão promover o envelhecimento ativo e apoiar as universidades seniores ou de terceira idade. Dos seus vários objetivos, destacam-se o apoio e a angariação de apoios para as universidades da terceira idade, a criação de uma rede de contactos e atividades para estas universidades, apoio técnico, além da promoção da investigação em gerontologia da formação ao longo da vida, incrementando o uso das novas tecnologias pelos mais velhos.

Com a adesão do Município da Moita, a UniSeM – Universidade Sénior da Moita irá beneficiar de todas estas vantagens, abrindo-se portas que permitem um intercâmbio e apoio de outras estruturas.

Nesta reunião, foram igualmente aprovadas, por unanimidade, as normas de funcionamento da UniSeM.

De referir que a Universidade Sénior da Moita é um projeto da Câmara Municipal da Moita dirigido à população sénior do concelho e pretende, acima de tudo, promover o bem-estar social da população, desenvolvendo um conjunto de atividades para potenciar o intercâmbio de saberes através do ensino, da formação, do desenvolvimento social e pessoal, da solidariedade social, do convívio e do lazer, proporcionando à população sénior do concelho uma vida ativa.

A UniSeM tem uma filosofia única: os professores trabalham em regime de voluntariado, a frequência dos alunos é gratuita e as aulas são descentralizadas em vários locais no concelho da Moita, entre escolas, espaços municipais, instituições e movimento associativo, permitindo que todos os interessados possam frequentar a UniSeM.

Partilhe esta notícia