O património marítimo de Sines, particularmente na sua componente piscatória, vai ser objeto de um documentário, a produzir pela Câmara Municipal de Sines, com o apoio do PROMAR, ao longo de 2015.

Com este projeto, designado “Mar de Sines”, a Câmara Municipal de Sines pretende “valorizar o património piscatório local e permitir que cada vez mais pessoas sejam chamadas a apreciá-lo, a experimentá-lo, a protegê-lo e a vivê-lo a nível económico, desportivo, cultural, gastronómico, profissional e científico”.

Tipologias de embarcações, rituais da pesca local, artes de pesca da região, espécies mais representativas, sustentabilidade ambiental e riqueza multicultural da comunidade piscatória serão alguns dos aspetos a tratar no filme.

Ao compilar os testemunhos dos sinienses sobre o universo da pesca, o projeto contribuirá também para a coesão social do território em que se insere, numa comunidade onde a pesca foi sempre uma das principais fontes de rendimento das famílias e um dos seus mais fortes elementos identitários.

O filme será objeto de um plano de apresentações em coletividades, entidades oficiais, feiras e mercados, instituições de ensino e festivais de cinema especializados, entre outras formas de promoção e disseminação.

A operação “Documentário Mar de Sines” representa um investimento de 41 413,32 euros, comparticipado em 75% pelo PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013, um programa do Governo de Portugal – Ministério da Agricultura e do Mar, no âmbito do Fundo Europeu das Pescas da União Europeia.