A Câmara Municipal de Sines iniciou as obras no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho com o objetivo de instalar o Balcão Único.
As obras não irão alterar a estrutura do edifício, pretendendo-se apenas adaptar o espaço às suas novas funções.
Durante o decurso da obra, com um prazo de execução de 45 dias, o atendimento do município sofre as seguintes alterações:
- A entrada no edifício faz-se pela porta das traseiras (junto ao parque de estacionamento);
- O encaminhamento geral dos munícipes é feito pelo Gabinete de Apoio à Presidência e vereação (1.º andar);
- O encaminhamento dos munícipes com mobilidade reduzida é feito pelo serviço de Comunicação e Imagem (rés-do-chão);
- A tesouraria está instalada no rés-do-chão do edifício do refeitório;
- O acesso aos serviços de educação e intervenção social faz-se pela porta lateral do edifício, junto à Junta de Freguesia.
O Balcão Único será constituído por quatro postos de atendimento, serviços de tesouraria e sala de reuniões. Num espaço de acesso mais restrito ficarão instalados os serviços de apoio administrativo, gabinete da tesouraria, arquivo e gabinetes da Divisão de Desenvolvimento Social.
As condições de acessibilidade do edifício serão melhoradas, com a instalação de um elevador, a construção de rampas no exterior e a criação de uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada.
A empreitada é um investimento de 68 312,52 €.
Sobre o Balcão Único
A Câmara Municipal de Sines iniciou em 2015 os trabalhos de desenvolvimento do Balcão Único Municipal, integrados num processo de realinhamento da estrutura e do funcionamento dos serviços.
O Balcão Único terá uma expressão física em dois locais em que os munícipes poderão realizar todo o tipo de interações com a autarquia. Em Sines, o Balcão Único será instalado no edifício dos Paços do Concelho. Em Porto Covo, ficará no serviço de atendimento da Câmara Municipal, que funciona junto aos serviços da Junta de Freguesia.
Numa segunda fase, o Balcão Único terá uma expressão imaterial, através da Internet, com a criação de um portal de serviços online, associado ao site do município.
A autarquia pretende com este projeto melhorar o serviço prestado aos cidadãos e tornar a organização mais ágil e eficiente, otimizando processos e racionalizando recursos.