A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André promoveram uma reunião com a população da Freguesia, no dia 12 de novembro, onde em conjunto decidiram a finalidade da cedência da antiga escola do 1.º Ciclo de Brescos, que se encontra desativada, de modo a dar uma dinâmica sustentável ao edifício.

A reunião contou com a participação de muitas pessoas da Freguesia de Santo André, principalmente de Brescos e da Costa de Santo André e que frequentaram esta escola. Este espaço vai ser entregue ao Instituto das Comunidades Educativas (ICE) e ao projeto “Fazendo e Aprendendo”. O ICE desenvolve o projeto das escolas rurais e da “Quinta Pedagógica e do Ambiente” em parceria com as duas autarquias e com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Para o Vereador da Educação da Câmara Municipal, os dois projetos têm um trabalho reconhecido pela comunidade, “o trabalho do ICE é inquestionável. Quanto ao “Fazendo e Aprendendo”, reúne um grupo de pessoas que já tem desenvolvido um trabalho importante, principalmente com os seniores, e tem novos projetos para desenvolver. O espaço terminou a sua função como escola, já não tem as crianças, mas vai ter a comunidade a desenvolver as suas atividades”.

Para Jaime Cáceres, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, é importante dar-se a utilização a esta escola a favor da comunidade com projetos já existentes, como é o caso do projeto “Fazendo e Aprendendo”, que nasceu de uma parceria entre a Junta de Freguesia e a população, “tendo em conta que na altura a escola da Costa de Santo André foi entregue para este projeto e tendo em conta que neste momento já não existem pessoas da Costa de Santo André no projeto, e que a maior parte das pessoas, neste momento, são de Brescos, faz todo o sentido transferir o projeto para a escola de Brescos, partilhando-a com o ICE. A população sénior pode ocupar os seus tempos livres e serem mais felizes.”

Com o “Fazendo e Aprendendo” vão surgir novos projetos nas áreas da pintura, da leitura, do cinema, e das artes dramáticas. Durante a reunião, surgiram também ideias de atividades vocacionadas para a juventude.