Protocolos de colaboração com vista ao desenvolvimento de duas ações na área da segurança e da proteção civil foram assinados ao final da manhã, entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Um dos protocolos diz respeito à cedência de um edifício localizado no Jardim Engenheiro Luís Fonseca, entre as instalações do antigo restaurante Portugália e o cais de apoio aos catamarãs, para criação de um Centro de Interpretação dos Riscos.

O futuro equipamento, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, destina-se à divulgação de diversas esferas de intervenção na área da segurança e proteção civil.

Um dos destaques deste centro vai para a mostra interativa itinerante “Riscos! Aprender e Evitar”, especialmente direcionada para a comunidade escolar, que assim ganha um local fixo para ser visitada.

“Com o novo espaço, a mostra, uma mais-valia para a aprendizagem na área da proteção civil, ganha um espaço fixo, com a possibilidade de poder ser ampliada”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Já a presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, manifestou satisfação em “poder contribuir para a instalação deste centro vocacionado para a vertente educativa nas áreas da segurança e da proteção civil”.

A mostra apresenta, em quatro módulos, os principais riscos presentes nos quatro elementos da natureza – terra, ar, água e fogo – em painéis com informações escritas e imagens, mas também em diversos simuladores interativos.

Além desta mostra permanente, este centro, que foca atenções nos diversos riscos existentes tanto no território setubalense como a nível nacional, recebe ainda um núcleo subordinado às alterações climáticas.

Na cerimónia desta manhã, realizada nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, foi firmado outro protocolo, neste caso para a realização de obras no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

No âmbito desta colaboração, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra assegura uma verba, a rondar os 60 mil euros, para a execução de beneficiações na cobertura do quartel. 

Os trabalhos, a avançar já durante o período deste verão, destinam-se ao encapsulamento da cobertura de fibrocimento do edifício, tornando-o ambientalmente mais sustentável e com maior segurança.

“Este contributo [da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra] é uma ajuda preciosa e uma mais-valia para a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros sapadores”, destacou Maria das Dores Meira.

A autarca acrescentou que este “é mais um passo” na reabilitação do imóvel que, nos últimos anos, tem sido alvo de um investimento camarário para melhoria das condições gerais de utilização.