Protocolos de colaboração com vista ao desenvolvimento de duas ações na área da segurança e da proteção civil foram assinados ao final da manhã, entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
Um dos protocolos diz respeito à cedência de um edifício localizado no Jardim Engenheiro Luís Fonseca, entre as instalações do antigo restaurante Portugália e o cais de apoio aos catamarãs, para criação de um Centro de Interpretação dos Riscos.
O futuro equipamento, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, destina-se à divulgação de diversas esferas de intervenção na área da segurança e proteção civil.
Um dos destaques deste centro vai para a mostra interativa itinerante “Riscos! Aprender e Evitar”, especialmente direcionada para a comunidade escolar, que assim ganha um local fixo para ser visitada.
“Com o novo espaço, a mostra, uma mais-valia para a aprendizagem na área da proteção civil, ganha um espaço fixo, com a possibilidade de poder ser ampliada”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Já a presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, manifestou satisfação em “poder contribuir para a instalação deste centro vocacionado para a vertente educativa nas áreas da segurança e da proteção civil”.
A mostra apresenta, em quatro módulos, os principais riscos presentes nos quatro elementos da natureza – terra, ar, água e fogo – em painéis com informações escritas e imagens, mas também em diversos simuladores interativos.
Além desta mostra permanente, este centro, que foca atenções nos diversos riscos existentes tanto no território setubalense como a nível nacional, recebe ainda um núcleo subordinado às alterações climáticas.
Na cerimónia desta manhã, realizada nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, foi firmado outro protocolo, neste caso para a realização de obras no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.
No âmbito desta colaboração, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra assegura uma verba, a rondar os 60 mil euros, para a execução de beneficiações na cobertura do quartel.
Os trabalhos, a avançar já durante o período deste verão, destinam-se ao encapsulamento da cobertura de fibrocimento do edifício, tornando-o ambientalmente mais sustentável e com maior segurança.
“Este contributo [da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra] é uma ajuda preciosa e uma mais-valia para a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros sapadores”, destacou Maria das Dores Meira.
A autarca acrescentou que este “é mais um passo” na reabilitação do imóvel que, nos últimos anos, tem sido alvo de um investimento camarário para melhoria das condições gerais de utilização.
No comments!
There are no comments yet, but you can be first to comment this article.