A presidente da Câmara Municipal de Setúbal destacou no encerramento dos trabalhos do seminário promovido pela AICEP Global Parques que a Autarquia apresenta uma “postura proativa” em relação à atração de investimento para o concelho, a qual “tem contribuído decisivamente para diminuir os custos de contexto da fixação de novas empresas”.
Perante uma plateia de investidores atuais e potenciais, Maria das Dores Meira referiu que o Município reconhece a importância da competitividade e que “quer continuar a ser um parceiro ativo neste processo, na linha das boas práticas que se têm estabelecido com a administração do BlueBiz”.
A autarca ilustrou o trabalho realizado de captação de investimentos de monta para o concelho nos últimos anos com os casos da Portucel, da Decathlon e do Alegro, acrescentando a preocupação de adequar o esforço financeiro a “medidas de qualificação e formação dos recursos humanos” e a um “processo de desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo”.
Com vista à criação de condições que permitam aprofundar este modelo de desenvolvimento, Maria das Dores Meira indicou a intenção de se instalar em Setúbal um Parque de Ciência e Tecnologia, “cujo principal objetivo seria o fomento da capacidade de inovação e internacionalização da base empresarial da região”.
No seminário “Investimento & Competitividade” estiveram presentes, entre outros, o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e o presidente da Comissão Executiva da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)
O primeiro painel dos trabalhos, composto por representantes de empresas estabelecidas na Península de Setúbal, como a Lauak, a Visteon, a Vitas, a Mectop e a Aiset, abordou experiências de investimentos, enquanto o segundo espaço de discussão, com responsáveis do Porto de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal e dos organismos estatais IAPMEI e AICEP, debateu a área dos apoios.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal felicitou a iniciativa e o local onde se realizou. “Significa, em grande medida, que a AICEP reconhece o enorme potencial deste parque para acolher mais investimento e investidores, mas significa também que a questão da competitividade está na sua agenda para este processo de desenvolvimento.”