Catarina Ribeiro, do Benfica e António Silva, do Sporting, foram os grandes vencedores da 25.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora que foi disputada hoje, dia 9 de novembro, no Parque do Serrado, em Amora. Esta prova é a primeira de duas provas de seleção para o campeonato europeu da modalidade, que se realiza a 14 de dezembro, na cidade de Samokov, na Bulgária.
Na prova de seniores femininos, na qual participaram boa parte das melhores especialistas nacionais, o Sport Lisboa e Benfica conquistou os três lugares no pódio, com a atleta Catarina Ribeiro – que se estreou pelo Benfica – a completar os 6 mil metros em 21.25 minutos, com 29 segundos de vantagem sobre a sua colega de equipa Salomé Rocha, que era a favorita ao lugar mais alto do pódio. O terceiro lugar foi conquistado por Mónica Silva, com 22.11 minutos.
Já no setor masculino, triunfou o sportinguista António Silva, que se destacou na última volta e concluiu a prova de 10 mil metros em 32.18 minutos, à frente do seu companheiro de equipa Luís Pinto, segundo classificado, que completou a prova 31 segundos depois. Nelson Cruz, do Clube de Pedro Pessoa, foi o terceiro classificado com o tempo de 32.53 minutos.
A prova, disputada por atletas desde infantis a veteranos, contou com a participação de cerca de mil atletas de vários pontos do país.
A competição está inserida no calendário de provas do Troféu de Atletismo do Concelho do Seixal e enquadra-se nos princípios orientadores do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo, que tem como objetivos “promover a prática massiva do desporto, através da corrida ao ar livre em plena natureza, popularizar a prática da corrida de longa distância como variante desportiva acessível a todos, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e combater o sedentarismo”.
O Corta-Mato Cidade de Amora é organizado pela Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, com o apoio do Movimento Associativo, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo de Setúbal.