“SONHÁMOS, PONDERÁMOS, REFLECTIMOS, CONVERSÁMOS, DISCUTIMOS, CONSTRUÍMOS”
A CDU – Coligação Democrática Unitária apresentou, no dia 25 de Agosto, na SDUB “Os Franceses” o Compromisso Eleitoral para o concelho do Barreiro. Carlos Humberto de Car- valho, candidato à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, afirmou estar convicto “que é possível devolver o Barreiro ao nosso povo, é possível alcançar a vitória da CDU, é necessário dar voz ao Barreiro”. Salientou que o Compromisso Eleitoral agora apresenta- do foi “construído com muitas opiniões: dos candidatos, de muitas entidades com quem conversámos, de debates temáticos, de conversas com pessoas que trabalham, que têm a mão na massa, que conhecem. Foram mais, bastante mais de 100 iniciativas”. “Sonhámos,ponderámos, reflectimos, conversámos, discutimos, construímos”, afirmou Carlos Humberto de Carvalho.
O candidato à presidência da Câmara Municipal transmitiu às cerca de 250 pessoas pre- sentes na iniciativa “o Barreiro que quero e que contribuirei para concretizar. O Barreiro, a nossa terra, deve ser o símbolo maior da participação cívica, da solidariedade, da interven- ção social, da combatividade, da democracia, da liberdade. Teremos uma democracia mais ampla, mais participada, com o envolvimento das pessoas, em que a diferença de opinião é respeitada, em que se incentiva a participação cidadã e não se limita, condiciona ou des- respeita as pessoas só porque discordam”.

“O Barreiro, os Barreirenses, precisam de quem os represente, de quem defenda os seus interesses junto do Poder Central, do Governo e de todas as entidades”, salientou Carlos Humberto de Carvalho.
“É necessário contar com todos vós, com todos os candidatos, com todos os apoiantes, com todos os que querem uma democracia respeitadora do poder local, que querem uma política que valorize os serviços públicos, que respeite e apoie o associativismo, que promo- va desporto, cultura e bem-estar, que trate bem o espaço público, que realize a limpeza no concelho”.
10 PILARES DA ESTRATÉGIA DA CDU
O Compromisso Eleitoral, apresentado, na iniciativa, pelos candidatos à Câmara Municipal do Barreiro, assenta em 10 pilares: Habitação e Espaço Público; Participação, Cidadania e Associativismo; Cultura, Artes e Património; Direitos Sociais; Mobilidade e Conectividade; Ambiente e Sustentabilidade; Trabalho e Investimento; Desporto e Actividade Física; Saúde, Segurança e Bem-estar; Educação e formação.
O Compromisso Eleitoral pode ser consultado em www.juntospelobarreiro.com
“No que toca à Habitação e Espaço Público, a CDU quer construir um Barreiro de partilha, proximidade e conforto”, referiu o candidato Miguel Amaral.
Investir na habitação pública e a custos controlados, com financiamento do Plano Recu- peração e Resiliência; Requalificar o parque habitacional municipal; Mobilizar investimento público para incentivar a reabilitação do edificado; Concluir os processos de reconversão e integração das áreas urbanas de génese ilegal são algumas das medidas propostas pela CDU.
No que diz respeito à Participação, Cidadania e Associativismo, a CDU quer construir um Barreiro gerador de oportunidades de participação social e cívica, retomando, de forma inovadora, o programa Opções Participadas e o Roteiro pelas freguesias, informando os barreirenses sobre o plano de actividades e orçamento anual e recolhendo a sua opinião de várias matérias; Devolvendo o Dia B ao Barreiro; Criando o Gabinete de Apoio ao Movi- mento Associativo Local; Dinamizando o trabalho do Gabinete de Juventude, entre outras medidas.
A candidata à Câmara Municipal do Barreiro Mónica Duarte referiu que, “no domínio da Cultura, Artes e Património, a CDU quer construir um Barreiro em que a cultura é um factor de desenvolvimento local”. Como propostas, “vamos alargar o apoio a projectos artísticos locais, incluindo linhas de investimento plurianuais e a criação de um gabinete de apoio capaz de criar mais redes internacionais, organizar programas de mobilidade para agen- tes culturais e elaborar candidaturas a financiamento público nacional e internacional”. A CDU propõe desenvolver uma Rede de Residências Artísticas, Ateliês Municipais e Espaços de Criação; Atribuir bolsas de criação e difusão artística; Apoiar a criação de uma rede de exibição de cinema independente e um plano de desenvolvimento para a fotografia e, entre muitas outras propostas, criar uma nova Biblioteca Municipal.
No que toca aos Direitos sociais, a CDU quer, como referiu Mónica Duarte, continuar a pro- moção de uma política de baixos custos na utilização de transportes públicos na Área Me- tropolitana de Lisboa, com a utilização do passe Navegante e Navegante família, tendo como objectivo a gratuitidade da utilização dos transportes públicos.
Reforçar as equipas de mediação intercultural, apostar num Plano Municipal de Integração de Migrantes e no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, na recuperação Fes- tival Encontros, na criação de grupos municipais participativos nas áreas da igualdade de género, deficiência, saúde mental e migração.
“A CDU quer construir um Barreiro mais conectado e com mobilidade sustentável”, referiu o candidato Ricardo Teixeira. “Para isso, vamos: articular com a Câmara Municipal do Sei- xal a construção da ponte pedonal e ciclável Barreiro-Seixal; Concretizar o Plano Municipal de Mobilidade, estimulando, junto da Administração Central, a realização das principais in- fra-estruturas e investimentos associados, designadamente a Terceira Travessia do Tejo (rodo-ferroviária), a Travessia Rodoviária Barreiro-Seixal (sobre o Rio Coina) e a Estrada Regional 11.2, o Metro Sul do Tejo (2.a e 3.a Fases), a melhor integração do IC 21 no concelho, particularmente o nó junto ao Campo de Futebol dos Galitos e do Hospital Nossa Senhora do Rosário”.
Reforçar a rede dos Transportes Colectivos do Barreiro, criar uma rede de percursos pe- donais e cicláveis de ligação aos equipamentos escolares do concelho, eliminar barreiras arquitectónicas, criar zonas de partilha e definir zonas limitadas a uma velocidade máxima de 30 km/h para melhorar a segurança rodoviária, foram algumas das propostas apresen- tadas por Ricardo Teixeira.
“Ao nível do Ambiente e Sustentabilidade, queremos construir um Barreiro mais verde e sus- tentável”, salientou o mesmo candidato.
Promover a Quinta do Braamcamp enquanto espaço para fruição e bem-estar dos muníci- pes, com infra-estruturas de lazer e preservação do património paisagístico foi a primeira proposta apresentada neste âmbito.
Desenvolver uma rede urbana verde que ligue todo o concelho através da criação de espa- ços de proximidade e inclusivos, devidamente arborizados e que promovam a mobilidade sustentável, actividades de lazer, cultura e desporto foi outra das muitas propostas apre- sentadas neste âmbito onde se pretende também a reabilitação e abertura ao município dos territórios da Baía do Tejo, a reversão da privatização da AMARSUL e a melhoria da hi- giene urbana do Barreiro, combatendo a actual lógica de privatização existente no Barreiro.
“No que toca ao Trabalho e Investimento, a CDU ambiciona construir o Barreiro enquan- to pólo estruturante da economia regional”, referiu o candidato Humberto Faísca. A CDU pretende valorizar as condições laborais dos trabalhadores autárquicos e, em termos de investimento, vai continuar a exigir a reposição da NUT III Península de Setúbal e a concre- tização do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal. Criar o Gabinete Local de Apoio à Actividade Económica e um novo Regulamento Municipal de Concessão de Incentivos ao Investimento são mais propostas.
Humberto Faísca referiu que “no domínio do Desporto e Actividade Física, a CDU quer cons- truir um Barreiro promotor de vida saudável e activa”.
“Queremos valorizar a frente ribeirinha, criando acessibilidades e infra-estruturas de apoio à prática de desportos náuticos e outras actividades físicas ao ar livre, promotoras de hábi- tos de vida saudáveis”.
A construção do Centro de Desenvolvimento de Desportos Náuticos, a recuperação do Pla- no de Desenvolvimento da Natação e garantir a adaptação ao meio aquático, de forma gratuita, a todas as crianças de 1o ciclo do ensino público são outras das propostas.
A candidata Ana Catarina Fialho salientou que “no domínio da Saúde, Segurança e Bem-es- tar, a CDU quer construir um Barreiro com saúde de qualidade para todos”.
A CDU continuará a lutar pela construção do Centro de Saúde no Alto do Seixalinho, a aber- tura de uma Extensão de Saúde Familiar em Palhais e a reabertura da Extensão de Saúde de Coina.
“Daremos uma nova vida ao Observatório Municipal de Saúde do Barreiro; Defendemos a necessidade de reforçar a valência de saúde mental no Hospital Nossa Senhora do Rosário; Vamos criar o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais; Dotaremos de meios adequados a Protecção Civil Municipal; Iremos elaborar um Plano Estratégico Municipal de Redução das Vulnerabilidades; Concluiremos as obras para a nova esquadra da PSP
no Barreiro Velho e continuaremos a exigir novas instalações para a GNR na Cidade Sol”, referiu a candidata.
No domínio da Educação e formação, a CDU pretende construir um Barreiro promotor de desenvolvimento pessoal e profissional.
Ana Catarina Fialho afirmou que “vamos promover projectos educativos e fóruns de cidada- nia e participação para as escolas, dando voz às crianças e jovens sobre os seus problemas; Iremos criar um Programa Municipal de Bolsas de Estudo para apoiar jovens provenien- tes de famílias vulneráveis nos seus estudos após a escolaridade obrigatória, promovendo também um apoio ao estudo mais alargado através de uma Plataforma de Voluntários do Ensino Superior; Para estimular o pensamento, a criatividade e imaginação, organizaremos uma Feira de Ciência e Tecnologia anual para crianças e jovens”.
A iniciativa contou com a apresentação da mandatária da CDU para as autárquicas 2021 no Barreiro, Regina Janeiro, e a presença dos candidatos da CDU à presidência das uniões e junta de freguesia do concelho do Barreiro.
A animação musical ficou a cargo de Laura Garcia, na voz, José Monteiro, no violoncelo, e Miguel Barrosa, na guitarra.
Consulte o discurso do candidato Carlos Humberto aqui :