Este mês, a Câmara Municipal de Almada promove a 5.ª edição do Festival Cantar Abril, que pretende valorizar a música de intervenção e o seu papel na luta pela liberdade, homenageando também quatro nomes da música, da canção e da poesia de intervenção: Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, José Carlos Ary dos Santos e Carlos Paredes.

As audições eliminatórias do concurso decorrem nos dias 17 e 18 de abril, a partir das 21h30, no Teatro Municipal Joaquim Benite. A grande final terá lugar a 30 de abril, às 21h30, na Academia Almadense. A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete e sujeita à lotação da sala.

Em 2015, o Festival Cantar Abril contou com a participação de 87 concorrentes oriundos de todo o país.

Neste concurso bienal de música de intervenção os participantes têm a possibilidade de recriar canções da resistência de autores tão importantes como Zeca Afonso, Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre outros, mas também de criar temas inéditos sobre a Liberdade, com o objetivo de fazer da palavra e da música um instrumento de mudança e de luta por uma sociedade mais justa e democrática.

 

Prémios atribuídos

Serão atribuídos três prémios no valor de 2500 euros: Prémio Adriano Correia de Oliveira – Melhor Recriação; Prémio Ary dos Santos – Tema com a Melhor Letra; e Prémio José Afonso – Melhor Canção Original. O júri do Festival Cantar Abril é constituído por José Manuel David, Amélia Muge, João Afonso, Samuel e André Santos. Será ainda homenageada uma personalidade ou instituição de relevo na música portuguesa com o Prémio Carlos Paredes – Prémio Carreira.