O ano de 2021 é um ano marcado pela realização dos censos por parte do INE, que se realizam habitualmente a cada 10 anos. Este trabalho compreensivo permite-nos conhecer melhor as características dos portugueses, das suas condições de vida, em vários aspetos – em suma permite-nos saber quantos somos, como somos, onde e como vivemos nas nossas cidades. 

Tendo isto em consideração, importa perguntar o seguinte: afinal, passados 21 anos, como é que está a correr o século XXI ao município do Barreiro? E como tem corrido a vida para a população residente? E para as empresas? Estamos melhor? ou estamos pior quando comparamos com outros municípios vizinhos do Distrito de Setúbal ou da área metropolitana de Lisboa? 

Politicamente, a resposta a esta questão não pode ser separada das decisões tomadas por que teve a gestão política do Barreiro. E durante os primeiros 21 anos do século XXI, o Partido Comunista governou durante 13 anos, e o Partido Socialista 8 anos. Ou seja, os 21 anos de gestão repartida entre socialistas e comunistas, de que forma criaram valor em termos de estratégia para a cidade, e em termos de qualidade de vida para todos? 

A candidatura Dar Futuro ao Barreiro, do Partido Social Democrata, foi analisar o passado e avaliou 21 barómetros em várias áreas, que dão conta da forma como o novo século está a correr ao Barreiro – e não está a correr tudo bem. Estas são as nossas principais conclusões: 

1.    O Barreiro atravessa uma grave e estrutural crise demográfica.

2.    O Barreiro enfrenta uma severa deterioração das condições de Emprego, Empresas e de Rendimentos.

3.    Existem sinais de degradação de qualidade nas escolas públicas do Barreiro.

4.    O Barreiro tributa mais, e investe e distribui menos do que pode aos Barreirenses.

5.    A criminalidade disparou no Barreiro nas últimas décadas. Em quantidade e gravidade.

6.    O Barreiro tem que melhorar em sustentabilidade, na implementação de boas práticas, e em maior transparência.

Durante os próximos 21 dias, divulgaremos diariamente um barómetro, produzido com informação pública disponível, sobre como estava o Barreiro no princípio do século, e como está agora. A nossa candidatura, irá em breve submeter aos Barreirenses um programa compreensivo político, com iniciativas concretas e exequíveis que permitam construir um compromisso de reposicionar o concelho no século XXI, e Dar um Futuro ao Barreiro.