“A voz vai ao ginásio” |10 de dezembro| 10h30
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe em conferência, já no próximo dia 10 de dezembro, o reconhecido compositor, cantor e professor de canto britânico Mark De-Lisser, que falará sobre a valorização da voz como meio de comunicação e ferramenta de trabalho, no caso particular dos cantores, professores, oradores e locutores, entre outros profissionais que fazem uso diário deste instrumento.
A iniciativa, que dá peço nome de “A voz vai ao ginásio”, está a cargo do Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) em parceria com o Coral Luísa Todi, estando agendada para as 10h30 no auditório nobre do IPS.
Colaborador regular da BBC, nomeadamente como preparador vocal do concurso “The Voice”, Mark De-Lisser tem-se distinguido como diretor e criador de arranjos para coros, sendo da sua autoria o arranjo da composição “Stand by me”, criada especialmente para o casamento real do príncipe Harry e de Meghan Markle, em 2018.
Quinze anos antes, Mark De-Lisser fundou o Singology Choir, um coral gospel comunitário, com base no centro de Londres, que desde então já se estendeu a toda a capital britânica, dividindo-se por 10 coletivos. A experiência do canto em grupo enquanto processo de aproximação entre as pessoas e, inclusivamente, de terapia, será justamente outro dos aspetos a abordar nesta conferência, uma oportunidade única de ouvir e de aprender com um dos maiores especialistas em voz da atualidade.