Foram anunciados ontem [15 de setembro] os vencedores da 13.ª edição do concurso Poliempreende, que este ano foi coordenado a nível nacional pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Os resultados foram apresentados em conferência de imprensa, na sede do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em Lisboa.

 

O projeto vencedor tem o nome de “ClikTime “ e consiste num cateter venoso periférico com reconhecimento de tempo de permanência, tendo sido desenvolvido por Diogo Marques, Gabriella Pimenta, Inês Maximino, Manuela Salvador, Tiago Silva, Jimmy Martins, Ana Cristina Santos, Rosa Melo e João Graveto, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 

O segundo lugar foi alcançado pela equipa da Escola Superior de Hotelaria do Estoril com o projeto “Be-Cone” e o 3º lugar foi atribuído ao projeto “Sound ParticlesTM” da equipa do Politécnico de Leiria. Foi ainda entregue um Prémio de Empreendedorismo ao projeto “SiGAme”, da equipa do Politécnico de Castelo Branco e um Prémio Não Monetário, que consiste no registo oficial nacional de Inovação através de marca, patente/modelo de utilidade ou design, também atribuído à equipa da Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Houve igualmente lugar para duas menções honrosas para o projeto “Zoowish” do Politécnico de Portalegre e para o projeto “Cynatura” do Politécnico de Viseu.

 

De 05 a 09 de setembro, o IPS recebeu as 19 equipas participantes e os coordenadores do Poliempreende de cada instituição de ensino superior politécnica, para uma semana verdadeiramente empreendedora com visitas a empresas da região, a espaços culturais e de lazer em Setúbal, e que terminou com a apresentação dos projetos ao júri nacional.

 

Os projetos apresentados abordaram as mais diversas temáticas, desde biotecnologia, a aplicações informáticas na área da saúde, jogos virtuais, produtos médicos, software 3D, wearables ou mesmo transformação e processamento alimentar.

 

concurso termina a 13 de outubro no IPS, que recebe o III Congresso Poliempreende – Ecossistema Empreendedor, no qual vão ser entregues os prémios aos vencedores e a passagem de testemunho para o Politécnico de Bragança, que irá coordenar a 14.ª edição.

 

Créditos das imagens: Carlo Bruno Santos/Assessor no Gabinete de Comunicação e Imagem da ESEnfC

Partilhe esta notícia