A Câmara Municipal lançou uma operação de larga escala de limpeza do espaço público e manutenção de espaços verdes, em todos o concelho, com a especial preocupação de criar condições que previnam a infeção e propagação da Covid-19.
Equipas constituídas por dois a três trabalhadores municipais, distribuídas pelas cinco freguesias, asseguram, diariamente, trabalhos de manutenção nos parques e jardins, bem como a limpeza de papeleiras, corte de relva e afinação dos sistemas de rega.
Estão também em curso ações de arboricultura com a poda de árvores a ser realizada em vários locais do espaço público, de que são exemplo as operações ocorridas ontem de manhã na Travessa de Angola.
A autarquia está, igualmente, a desenvolver desde segunda-feira uma operação de corte de taludes e de limpeza no lado norte da Avenida Álvaro Cunhal, de forma a controlar o crescimento da vegetação neste local.
Tendo em conta que o controlo de escaravelhos nas palmeiras é uma das prioridades do plano de atividades, tem início hoje uma operação de tratamento que vai percorrer todo o concelho.
Nos Viveiros Municipais os trabalhos decorrem com uma equipa que garante a manutenção das plantas, a produção de estilha para colocar nos canteiros e o apoio ao projeto de hortas urbanas.
De salientar que dadas as atuais circunstâncias que obrigam a medidas de contenção da propagação do Covid-19, as hortas urbanas encontram-se abertas apenas às terças-feiras e aos sábados, por períodos de duas horas e meia, para que os hortelões possam retirar os produtos hortícolas que necessitam de ser colhidos.
Este conjunto de intervenções visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia para garantir a qualidade da imagem urbana e manter limpos e saudáveis os espaços verdes do concelho, mas também criar condições para prevenir a propagação da infeção pelo novo coronavírus.