A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sines apresenta o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança 2015-2017, no dia 4 de fevereiro, às 14h00, no auditório do Centro de Artes de Sines.

Este plano surge, de acordo com a autarquia, no seguimento de um desafio lançado a todas as CPCJ do país, pela Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), no âmbito do projeto intitulado “Tecer a Prevenção”. E tem como principal objetivo construir uma cultura de promoção dos direitos das crianças e dos jovens e prevenção para situações de perigo.

O plano resulta de um diagnóstico efetuado no concelho de Sines, fruto de um esforço comum entre as entidades locais com competência em matéria de infância e juventude, e de um questionário realizado junto de crianças e jovens em contexto escolar, através dos quais foram aferidas as situações de risco com maior incidência no concelho.

Neste sentido, foi elaborado um plano de ação estratégico, que define três eixos fundamentais em termos de prevenção primária, nomeadamente, a promoção dos direitos das crianças e dos jovens, a educação parental e ainda os comportamentos de risco das crianças e dos jovens, com um prazo de execução de três anos, que será operacionalizado e avaliado pelas entidades envolvidas.

A apresentação pública deste plano resulta da certeza de que uma efetiva promoção dos direitos da criança exige o envolvimento de toda a comunidade.

 

Consulte o programa completo aqui:

 

14h00 – Receção aos participantes

14h30 – Sessão de abertura

– Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines

– Maria Adélia Silva, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sines

– Ana Clara Birrento, diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal

14h30 – Visualização de um documento vídeo relacionado com os Direitos das Crianças e momento musical pelos alunos da Escola das Artes de Sines

15h15 – Enquadramento do projeto “Tecer a Prevenção”

– Noémia Bandeira, equipa técnica de apoio à CNPCJR / Coordenadora do Projeto “Tecer a Prevenção”

15h30 – Apresentação pública do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças

– José Balhau, coordenador da Escola Segura, Guarda Nacional Republicana

– Maria Adélia Silva, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sines

– Fernanda Moura, membro da CPCJS, representante da Assembleia Municipal na modalidade alargada

16h30 – Animação com a Associação Caboverdiana

16h30 – Encerramento da sessão

– Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, presidente da CNPCJR

17h00 – Beberete

 

Os interessados devem confirmar a sua presença até ao dia 30 de janeiro, pelo e-mail cpcjs@mun-sines.pt ou pelos telefones 269 636123 e 918946492.

Partilhe esta notícia