D. Duarte visitou ontem a V Recriação Histórica “Torrão Quinhentista”, a convite da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da Junta de Freguesia do Torrão. O evento, que decorreu de 22 a 24 de maio, na Vila do Torrão, contou com a participação de centenas de visitantes.

O Duque de Bragança, que enalteceu a organização do evento, assistiu ao desfile histórico e, na praça Bernardim Ribeiro, foi agraciado com produtos regionais, oferecidos pela população.

Durante o evento, a vila recuou ao tempo de Bernardim Ribeiro, o escritor e poeta renascentista torranense, introdutor do bucolismo em Portugal e autor da célebre novela Saudades (mais conhecida como Menina e Moça), que colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e pertenceu à elite de poetas palacianos, juntamente com Sá de Miranda e Gil Vicente.

A V Recriação Histórica permitiu a todos os participantes viajarem no tempo até à era quinhentista, em ambiente de festa. Os residentes do Torrão vestiram-se a preceito, as ruas, montras e fachadas das casas foram decoradas, e os visitantes puderam provar doçaria e gastronomia típicas da época, confecionadas a partir de receitas recolhidas.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, fez um balanço muito positivo da Recriação Histórica e manifestou-se muito satisfeito com a organização e participação da população do Torrão no evento.

Organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, com a participação da Historicália e com forte envolvimento da população, a V Recriação Histórica “Torrão Quinhentista” realiza-se de dois em dois anos.

Partilhe esta notícia