Os deputados do PSD do distrito de Setúbal pediram explicações à Câmara Municipal do Montijo, sobre os problemas que afetam a Escola Básica e Jardim de Infância Joaquim de Almeida e a necessidade de uma solução urgente para os mesmos.
O deputado Bruno Vitorino diz que esta é uma questão que tem sido levantada pela associação de pais da escola, a qual precisa de obras de requalificação urgentes, evitando assim a sua contínua degradação.
Segundo os pais dos alunos, estas obras, após vários anos de espera, estavam agendadas para o início em julho de 2018, as quais não se vieram a realizar. No entanto, o executivo municipal, numa reunião pública de Câmara, realizada em agosto, disse que está prevista uma intervenção para dezembro, no período das férias escolares.
“Existem problemas que não podem esperar por uma requalificação de fundo”, afirma a deputada social-democrata Maria das Mercês Borges, destacando os casos das tampas metálicas do recreio, sem segurança, que podem colocar em risco a integridade física das crianças; a exposição solar de duas das salas do pré-escolar, sem toldos de proteção e sem ar condicionado; salas que não apanham sol, com problemas de humidade; a necessidade de passagens exteriores acessíveis e cobertas, interligando os vários “corpos” do edifício escolar, permitindo a livre fruição das crianças para aceder ao refeitório, bem como proporcionar zonas de estadia exterior.
As queixas feitas pelos pais estendem-se ainda a uma sala, recentemente criada, para o prolongamento do pré-escolar, a qual consideram ser desadequada ao bem-estar das crianças. Outro dos problemas apontados prende-se com a falta de pessoal auxiliar.
Neste sentido, os deputados querem saber quando é que a autarquia montijense vai resolver esta situação, que condiciona professores, pais, alunos e pessoal auxiliar.
Fonte:PSD