Ontem, dia 15 de junho, os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal visitaram os concelhos de Almada, Barreiro, Montijo e Alcochete, no âmbito das visitas regulares que têm feito por todo o distrito.

A visita decorreu no contexto do lançamento do Programa de Estabilização Económica e Social apresentado recentemente pelo Governo, que procura apoiar uma retoma sustentada da atividade económica e social do país.

Os Deputados Socialistas dividiram-se em duas comitivas, uma delas composta por Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista e Sofia Araújo, que visitou os concelhos de Almada e Barreiro e outra que era integrada por Eurídice Pereira, Catarina Marcelino e Clarisse Campos e que percorreu os concelhos do Montijo e Alcochete.

Durante a manhã, a primeira comitiva reuniu no Café Central, em Almada, com representantes da Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e da Associação de Comércio de Almada, com quem analisaram os bons resultados das medidas de saúde pública adotadas pelo Governo, bem como os desafios económicos inerentes à sucessivas fases de desconfinamento. Seguiu-se uma visita ao Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, na Costa de Caparica, com a presença do Presidente desta Junta de Freguesia, José Ricardo, onde os eleitos do PS tomaram conhecimento da resposta social local que tem sido dada na sequência da pandemia. Da parte da tarde, estes Deputados visitaram as instalações dos Transportes Coletivos do Barreiro para perceberem o importante papel que esta empresa municipal está a desempenhar na região e as mudanças que têm sido feitas na sua operação motivadas pela situação de pandemia causada pela COVID-19.

Estas visitas foram acompanhadas, respetivamente, pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa.

Em relação ao périplo feito pelas Deputadas Eurídice Pereira, Catarina Marcelino e Clarisse Campos, as visitas começaram no concelho do Montijo, com a companhia do Presidente desta Câmara Municipal, Nuno Canta, aos lares da União Mutualista N. S. da Conceição e da Santa Casa da Misericórdia do Montijo. Aqui foi possível visitar as boxes criadas para visitas de familiares e amigos aos idosos institucionalizados, que permitem que sejam evitados riscos de contágio e facilitam visitas em segurança, uma verdadeira medida de inovação social apoiada pela Câmara Municipal.

Em Alcochete reuniram com o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, e com dois membros da Vereação, que lhes apresentaram o programa municipal de incentivo à retoma da restauração do concelho, apoiando planos de contingência e segurança, com distribuição de sinalética, álcool gel e sacos para serviços takeaway, com imagem e marca municipal. Um programa que pretende apoiar e promover a restauração, um dos mais importantes ativos económicos da Vila de Alcochete.

São Bento, 16 de junho de 2020​