Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, sob direção do chef Vasco Alves, estão a confecionar esta manhã, ao vivo, pratos inovadores à base de cavala e carapau, no Mercado do Livramento.
A ação, desenvolvida no âmbito das comemorações locais do Dia Nacional do Pescador, permite que o público conheça alguns dos truques da cozinha e que participe na elaboração de receitas tão inesperadas como carapau com broa e migada de batata com couve-de-bruxelas e tagliatelle de tinta de choco com cavala e azeite de coentros.
“Podemos fazer esta massa em casa”, esclarece Vasco Alves, rodeado de alunos do segundo semestre de Gestão e Produção de Cozinha e do segundo ano de Técnicas de Cozinha, cursos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, habituados a estas lides na cozinha de aplicação do estabelecimento de ensino.
A massa tagliatelle, previamente cozida al dente, cai numa frigideira onde estão azeite e alho, para fritar ligeiramente, a que se adiciona um molho de azeite com coentros. Depois é só servir em pequenas taças com filetes de cavala.
A seguir vem a receita de caparau com broa e migada de batata com couve-de-bruxelas, com o peixe devidamente cortado em filetes, o que origina uma aula prática sobre a técnica de extração de lombos sem pele com uma faca, tarefa experimentada por várias pessoas presentes nesta ação no Mercado do Livramento, realizada numa parceria da Escola de Hotelaria com a empresa Docapesca e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
Ainda é preciso preparar carapaus com molho à espanhola e batatas confitadas e beringela com molho de tomate e filetes de cavala em conserva. Toda a ajuda ao chef Vasco Alves e aos seis alunos é bem-vinda e, como contrapartida, é possível sair-se do Mercado do Livramento com um conjunto de receitas e um bolso cheio de dicas úteis para melhorar os dotes de culinária.
No âmbito desta parceria, realiza-se amanhã, às 12h00, no mesmo local, uma degustação em torno destas duas espécies de pescado, com a cavala a ser servida em espetada com tomate cherry e cebolinha, em tártaro com molho de soja, gengibre e algas e em tostinha com concassé de tomate e moscatel. Já o carapau é apresentado alimado em arjamolho, em tataki com tártaro de tomate e lemongrass e em escabeche com endívia e espuma de laranja.
Estas atividades integram as comemorações locais do Dia Nacional do Pescador, promovidas pela Camara Municipal com parcerias, que incluem, até domingo, encontros, gastronomia, exposições e cerimónias evocativas.