É com o mote “aceita o desafio” que o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) organiza na cidade Almada, dia 23 de maio, mais uma edição do Dia Paralímpico. Neste dia, a organização desafia-o a calçar os ténis e vir correr ao lado de grandes atletas na Marcha e Corrida “Família Paralímpica” no Parque da Paz. E, posteriormente, a dirigir-se ao Complexo Municipal dos Desportos e a experimentar as quase 20 modalidades paralímpicas e surdolímpicas disponíveis.

A preparação do Dia Paralímpico começa no dia 20 de maio, no Complexo Municipal dos Desportos, com uma ação de formação dirigida a estudantes, professores e técnicos, que contará com mais de 100 participantes.

No dia 21 de maio será ainda realizado o Colóquio “O Movimento Paralímpico”, às 14h30, no auditório do Fórum Romeu Correia, que terá o seguinte programa:

– Intervenção do Presidente do CPP

– Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Almada

– Intervenção da Presidente do Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget

– Comunicação: Desporto e Inclusão – Prof. Doutor Jorge Serrano – Instituto Piaget

– Comunicação: passos no sentido da paracanoagem – Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem

– Mesa redonda com treinadores e atletas: Teresa Neves (Natação), Miguel Vieira (Judo), Norberto Mourão (Canoagem) e Carlos Teixeira (Boccia)

Durante o colóquio, poderá assistir à apresentação de trabalhos académicos, boas práticas desportivas e conhecer histórias de atletas e treinadores que podem inspirar a sua vida.

Dia 23 de maio, a abertura do Dia Paralímpico está marcada para as 09h30, no Parque da Paz, em que a Marcha e Corrida “Família Paralímpica” será o tiro de partida para um evento que juntará centenas de pessoas, entre as quais atletas de excelência. Esta corrida tem disponíveis dois percursos: a Marcha Verde, de cerca de 1km e acessível a pessoas com cadeiras de rodas e a Corrida Amarela, de cerca de 5km, em estilo trail para os que se sentirem em ótima forma física.

Depois da corrida, as atividades continuarão no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, a partir das 11h00, em que o difícil será, de acordo com o Comité Paralímpico de Portugal, escolher qual a modalidade a experimentar. Andebol em cadeira de rodas, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, esgrima, goalball, golfe, judo, karaté, lutas amadoras, natação, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro e voleibol sentado, serão algumas das modalidades presentes.