O Grupo Desportivo Fabril, aderiu há quase 10 anos ao projeto “Eco-Desafio”, promovido pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética da autarquia barreirense, o que permitiu uma poupança bastante significativa na fatura da luz e do gás, bem como tornar o clube ambientalmente mais sustentável.
Em 2009, o vereador Bruno Vitorino criou o Eco Desafio. Uma iniciativa pioneira a nível nacional de apoio na redução de custos para as coletividades, clubes e instituições sociais para torná-las mais eficientes e amigas do ambiente.
“Este projeto tem contribuído de forma sustentável para a redução de custos energéticos destas entidades e simultaneamente a diminuir a emissão de CO2 e a dar o nosso contributo no combate às alterações climáticas”, sublinha.
Faustino Mestre, presidente do Grupo Desportivo Fabril, realça que este projeto permitiu ajudar o clube não só a nível financeiro, como na instalação de painéis solares fotovoltaicos e na mudança da iluminação em vários espaços, nomeadamente na substituição da iluminação do pavilhão, por lâmpadas LED”, explica.