Uma atividade do livro e da leitura, dinamizada nas escolas públicas de Setúbal no âmbito do Programa Municipal de Educação pela Artes e Ciências Experimentais, já chegou, este ano letivo, a cerca de oito centenas de alunos e docentes.

A iniciativa “Ir e Vir e Voltar (com livros)”, dinamizada pelo serviço educativo da Casa d’Avenida, está enquadrada no “Setúbal, um mundo de desafios – Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais”.

Este programa da Câmara Municipal para crianças e docentes do pré-escolar e do ensino básico está centrado na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento de competências nos domínios das ciências e tecnologias.

No caso desta atividade literária, dirigida a alunos e professores da educação pré-escolar e do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, são conduzidas sessões de animação do livro e da leitura.

Nestas sessões, a partir de obras selecionadas de literatura infantojuvenil, crianças e docentes partem à descoberta do mundo, de forma criativa e interativa, numa viagem que alia as palavras aos sentidos.

No presente ano letivo, até janeiro, altura em que foi suspensa a atividade escolar, realizaram-se 134 sessões desta atividade, as quais envolveram 725 crianças e 58 docentes de 29 turmas.

CMSetúbal